Em 18 de agosto é celebrado o Dia do Estagiário, aquele profissional em início de carreira que precisa conciliar os estudos com o trabalho durante sua formação educativa. Esse processo ocorre de maneira supervisionada, com o objetivo aproximar alunos e graduandos da realidade de sua profissão e atuação no mercado de trabalho. Andrea Cruz Fonseca, supervisora do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) na Paraíba, afirma que o estágio é uma das principais portas para a atuação profissional.
“Acredito que um dos pontos mais importantes sobre o estágio, primeiro, é que ele não exige a experiência prévia, e é uma oportunidade que o estudante tem para checar se aquela escolha, aquele curso, realmente é o que ele quer para sua vida profissional dele. Então as vantagens do programa de estágio são inúmeras. Benefício para ele é a experiência prática que ele vai ter para uma vida profissional, mas bem sucedida futuramente” disse. A supervisora de carreiras da Uniesp, Juliana Alves, concorda que os estágios são extremamente importantes para a vida profissional.
“Eles permitem que os estudantes e recém-formados tenham uma experiência prática em sua área de estudo, adquirindo conhecimento e desenvolvendo habilidades que serão valorizadas pelos empregadores”, diz Juliana, lembrando que os estágios proporcionam a oportunidade de aplicar o conhecimento teóricoem situações reais de trabalho e também de conhecer a cultura e as demandas das empresas. “Essas vivências são fundamentais para o desenvolvimento de competências como trabalho em equipe, resolução de problemas, adaptabilidade e comunicação, que são muito valorizadas pelo mercado de trabalho atualmente”, completou.
Samuel Pereira é estudante de contabilidade e faz parte do quadro de estagiários do setor financeiro da Empresa Paraibana de Comunicação/EPC. Para o jovem, o estágio abriu novas portas de conhecimento para além da sua área profissional. Já Manuele Lira, que atua em seu primeiro estágio, também no setor financeiro da EPC, considera toda a experiência uma grande novidade. “É tudo muito novo, até a parte de saber como funciona um jornal impresso, o mais antigo da Paraíba. Na parte profissional mesmo, é bem interessante aprender como funcionam os processos de pagamento, controle, clientes. É uma experiência importante”, finalizou a estudante de economia.
De fato, ter estágios no currículo demonstra ao empregador o engajamento e interesse na área profissional, contribuindo para a construção de uma imagem positiva na hora de buscar trabalho. Andrea Cruz Fonseca, do CIEE, reforça que os estagiários também têm a chance de fazer networking, estabelecer contatos e aumentar suas chances de conseguir uma colocação profissional após a conclusão dos estudos ou até mesmo enquanto estudante. E o mercado vem ajudando nesse processo.
“Sim, o mercado melhorou muito, inclusive até em relação à importância de ter um estagiário no seu quadro. O estagiário é o futuro profissional, é a oportunidade que o empresário tem de formar os futuros talentos da empresa dele. Então é de extrema importância que as empresas abram as portas para formação dos futuros profissionais. Em algum momento ela vai precisar de renovação do quadro, em algum momento de expansão, em algum momento de substituição e ali ela já vai ter uma pessoa que está ali na prática, que está sendo capacitada e que também está tendo a vivência acadêmica dentro daquela área”, afirmou Andrea Cruz.
Empatia e disponibilidade ajudam muito no aprendizado
A supervisora de carreiras Juliana Alves preparou um pequeno guia para quem já é estagiário e pretende aproveitar o momento de forma mais profícua e eficaz.
Seja proativo: Não espere que as tarefas sejam atribuídas a você. Identifique oportunidades, tarefas ou projetos nos quais você possa ajudar e ofereça sua ajuda, transmita empatia. Isso demonstra iniciativa e disposição para aprender mais.
Esteja aberto ao aprendizado: O estágio é uma oportunidade de aprendizado e desenvolvimento. Esteja disposto a absorver conhecimento, seja por meio da realização de tarefas ou pela observação de profissionais mais experientes. Faça perguntas, busque feedback e aproveite todas as oportunidades para crescer profissionalmente.
Estabeleça metas claras: Tenha em mente o que você gostaria de alcançar durante o período de estágio. Defina metas específicas e realistas, tanto relacionadas às suas habilidades e competências, quanto ao que você espera aprender ou obter com a experiência.
Construa relacionamentos profissionais: Faça networking com os colegas de trabalho e profissionais da empresa. Conhecer pessoas e estabelecer relacionamentos profissionais pode abrir portas para futuras oportunidades de carreira.
Seja pontual e responsável: Cumpra com os horários estabelecidos e seja confiável nas tarefas designadas. Demonstre responsabilidade e comprometimento com o trabalho, pois isso contribui para a formação de uma boa reputação profissional.
Aproveite os recursos disponíveis: Explore todos os recursos e oportunidades oferecidos pela empresa, como treinamentos, workshops ou eventos internos. Essas atividades complementares podem agregar conhecimento e ampliar sua perspectiva profissional.
Mantenha uma atitude positiva: Encare os desafios com uma atitude positiva e resiliente. Aproveite cada experiência como uma oportunidade de aprendizado e crescimento, mesmo que nem tudo saia como esperado.
Lembre-se, o estágio é uma chance de aprender, crescer e se preparar para a vida profissional. Ao seguir essas dicas, você poderá aproveitar ao máximo essa experiência valiosa!
*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 18 de agosto de 2023.