O comércio pessoense terá um dia de pausa e celebração na próxima segunda-feira (16), quando se comemora o Dia do Comerciário, feriado que reconhece a dedicação dos trabalhadores desse setor. Em João Pessoa, Campina Grande, Guarabira e suas respectivas regiões de abrangência, nenhum estabelecimento comercial abrirá as portas na data, incluindo supermercados, lojas de shoppings e centros de distribuição. Apenas as farmácias e drogarias, por serem serviços essenciais, estarão abertas durante o feriado. Praças de alimentação, bancos, bares e restaurantes também funcionarão normalmente.
Na capital, a comemoração será ainda mais especial neste ano, com a inédita premiação dos melhores vendedores de João Pessoa e uma programação repleta de atrações culturais para alegrar os comerciários. A festa começará ainda no domingo (15), quando se apresentarão no Busto de Tamandaré, Praia de Cabo Branco, a Orquestra Sinfônica do Sesc-Senac Paraíba e os artistas Beto Movimento e Elba Ramalho. Abertos ao público em geral, os shows têm início previsto para as 16h e prometem muita música e animação até as 22h.
Lazer
Festa em João Pessoa inclui performances da banda Tracundum e da cantora Polyana Resende, além da etapa final dos Jogos dos Comerciários
Já na segunda-feira, o Sesc Gravatá, no bairro Valentina Figueiredo, sediará, das 9h às 16h, uma celebração exclusiva para os comerciários cadastrados no Sindicato dos Empregados no Comércio da Grande João Pessoa (Sinecom), incluindo atividades recreativas, sorteios e shows da banda Tracundum e da cantora Polyana Resende. A etapa final dos Jogos dos Comerciários também promete ser um dos grandes destaques do feriado.
Mas um dos momentos mais aguardados do dia é, de fato, a entrega de prêmios aos cinco melhores profissionais de vendas da cidade — com a concessão de R$ 15 mil ao primeiro colocado do ranking. A iniciativa, cuja campanha começou em maio, premiará, ainda, cinco consumidores, que ganharão R$ 1 mil cada, em reconhecimento à importância do relacionamento entre o comércio local e seus clientes.
“Essa premiação é uma novidade que celebra o esforço de quem está na linha de frente do comércio, trabalhando todos os dias para o crescimento do setor”, destaca Nivaldo Vilar, superintendente da Câmara de Dirigentes Lojistas de João Pessoa (CDL).
Descanso merecido
O Dia do Comerciário é, sem dúvida, uma pausa merecida para quem trabalha duro, todos os dias, no segmento. Como bem aponta Rogério Braz, presidente do Sinecom, a data representa uma chance de aproveitar o tempo com a família e recarregar as energias.
“O comerciário nunca para, trabalha de domingo a domingo, então esse é um momento importante para descansar”, avalia o representante da categoria, acrescentando que, além da celebração, o feriado é, também, uma oportunidade de os profissionais refletirem sobre questões relevantes no seu dia a dia, como a luta por igualdade salarial e melhores condições de trabalho, além do combate aos assédios moral e sexual. “É um dia de lazer, de diversão, de descanso, mas também de reflexão sobre os desafios que a gente tem pela frente”, enfatiza Rogério.
Para Nivaldo Vilar, da CDL, o Dia do Comerciário é mais do que uma simples data no calendário; é um momento de reconhecimento para aqueles que dedicam seu tempo e energia ao comércio paraibano. Ele ressalta que a comemoração deste ano, com suas atrações e premiações, reforça ainda mais a importância de valorizar esses profissionais. “É uma data que já faz parte da história do comércio paraibano e é fundamental para celebrar quem tanto contribui para o desenvolvimento do estado”, finaliza o superintendente.
Saiba Mais
Embora o Dia do Comerciário seja oficialmente celebrado em 30 de outubro, a data pode variar de acordo com as convenções coletivas de trabalho de cada região. Isso permite que estados e cidades ajustem o feriado conforme seus acordos locais, o que explica a diferença nos dias de comemoração pelo Brasil. Vale lembrar que o desrespeito ao feriado pode gerar multa à empresa, no valor equivalente ao piso salarial da categoria.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 10 de setembro de 2024.