Notícias

edição 2025

FliParaíba divulga obras selecionadas

publicado: 12/11/2025 09h14, última modificação: 12/11/2025 09h25
Organização do festival literário anunciou, ontem, a lista de publicações que serão lançadas na Feira de Livros
FliParaíba laçamento de livros e autógrafos - Secom PB.jpeg

Evento realizado pelo Governo do Estado vai ocorrer nos dias 27, 28 e 29 deste mês, no Centro Cultural São Francisco, em JP | Foto: Divulgação/Secom-PB

O II Festival Literário Internacional da Paraíba (FliParaíba 2025) divulgou ontem a lista com as obras que serão lançadas em sessão de autógrafos na Feira de Livros, durante o evento, que ocorrerá nos próximos dias 27, 28 e 29 de novembro, no Centro Cultural São Francisco, em João Pessoa.

O festival é uma realização do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB), em uma parceria com a Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), Fundação Espaço Cultural (Funesc), Associação Portugal Brasil 200 anos (Apbra) e Centro Cultural São Francisco.

Com um número expressivo de inscritos, foram selecionados 158 autores que devem lançar suas produções literárias abrangendo os mais variados gêneros: poesia, conto, crônica, cordel, cinema, ensaio, administração/negócios, biografia, gastronomia, ficção, fantasia, literatura infantil, coletânea, história em quadrinhos, entre outros.

Programação

No dia 27, às 16h, no Pavilhão Literário, na Praça São Francisco, será a abertura da Feira de Livros, com o início dos lançamentos literários em sessões de autógrafos. Das 16h às 18h, 24 escritores farão os lançamentos de suas produções. Já no dia 28, a partir das 9h, com programação que se estende até as 18h, 66 escritores lançam suas publicações. E, no dia 29, também a partir das 9h até às 18h, 68 escritores realizarão os lançamentos de seus livros na FliParaíba 2025.

Foram selecionados 158 autores, com obras que abordam variados gêneros da literatura | Foto: Divulgação/Secom-PB

A programação completa pode ser acessada no site.

Inscreveram-se autores paraibanos ou residentes na Paraíba há pelo menos cinco anos, com obras publicadas em 2024 e/ou 2025, ou ainda no prelo, e que não foram lançados na edição passada do FliParaíba.

Alexandre Macedo, gerente-executivo da Editora A União, que integra a EPC e está responsável pelos lançamentos na feira, disse que, “devido ao sucesso da primeira edição do festival, realizada ano passado, foi grande a procura para os lançamentos este ano”. “Temos 158 lançamentos programados para os dias 27, 28 e 29, além dos escritores que participarão das mesas temáticas e também farão sessões de autógrafos após as discussões. Isso mostra a efervescência da cena cultural paraibana, porque são todos livros recentes, recém-publicados, e a diversidade também da nossa escrita, dos nossos escritores, considerando os gêneros inscritos. Reservamos a manhã do sábado para o lançamento de todos os livros infantis, já que percebemos que é um horário mais viável para a participação do público infantil e suas famílias. Então é grande a expectativa para este ano. Estamos felizes pela busca pela participação”.

FliParaíba 2025

Com o tema “Nossa Língua, Nossa Gente: Ancestralidade, Identidade e o Futuro da Democracia”, o festival propõe um encontro com a terra e com as vozes que a habitam, do barro ancestral às redes digitais, dos cantadores aos escritores em trânsito. A proposta curatorial afirma a literatura como campo de disputa simbólica e como lugar de memória, escuta e invenção coletiva. Mais do que um festival, o FliParaíba é um ato de cidadania cultural. Integração e diversidade são os eixos centrais de uma programação que valoriza as cosmologias indígenas, as heranças africanas, os feminismos decoloniais e a potência das periferias.

Através deste link, acesse para saber mais sobre os lançamentos

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 12 de novembro de 2025.