Um encontro que tem como foco a saúde da mente e do corpo, ideal para quem busca um momento de tranquilidade e bem-estar. As técnicas milenares da yoga são capazes de proporcionar esse estado de paz, que pode ser vivenciado durante o "aulão" de Yoga que acontece neste sábado (18), a partir das 17h, na sala 5 do mezanino 2, do Espaço Cultural José Lins do Rego. A atividade será conduzida pelo professor Roberto Miranda (Ràví).
O evento gratuito é realizado mensalmente por meio de uma parceria que vem se reafirmando a cada ano entre a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) e o Espaço Arte Yoga. O evento é aberto ao público e não precisa de inscrição, basta chegar ao local pontualmente. Pessoas que tiverem algum tipo de limitação de saúde, antes de iniciar a aula, devem se apresentar ao instrutor ou seus assistentes e explicar as restrições para que os movimentos sejam realizados sem qualquer prejuízo à saúde e bem-estar.
Para que a aula tenha rendimento adequado, os participantes devem vestir roupas leves, preferencialmente claras. É recomendado evitar o consumo de bebidas alcoólicas e alimentos pesados antes da aula. É indicado também que os praticantes levem um tapete de yoga, canga ou toalha para a prática dos exercícios.
Yoga
Prática milenar de origem indiana conhecida mundialmente, a Yoga proporciona benefícios ao corpo, espírito e mente humanos, melhorando a qualidade de vida e saúde. A Yoga é uma prática de meditação de origem indiana, na qual em uma de suas abordagens está a realização de posturas físicas, que objetivam e proporciona um melhor equilíbrio mental, comportamental e auxilia na busca do aprofundamento espiritual.
Ràvì Miranda é praticante de Yoga há 16 anos, pesquisador e professor há oito anos, com cursos de Yoga realizados em diversos estados do Brasil e na Índia. Também coordena as atividades do Espaço Arte Yoga, aberto desde 2004 que hoje é referência no estado. Seus trabalhos com a prática de meditação também o levaram a realizar projetos na área como a 'Yoga na Estação', que vem sendo desenvolvida desde 2012 com "aulões" abertos ao público na Estação Cabo Branco e 'Yoga no Espaço Cultural', desde 2014.