Notícias

Geração de youtubers faz sucesso entre o público jovem

publicado: 17/07/2016 00h05, última modificação: 17/07/2016 12h55
neto.jpg

Nascido e criado no Rio de Janeiro, o comediante de 28 anos foi um dos pioneiros da profissão - Foto: Divulgação

tags: Felipe Neto , Rezende , YouTubers


Jadson Falcão - Especial para A União

Com a chegada da internet, novos costumes, nova cultura, e também novas profissões e formas de se fazer ouvir surgiram e vêm se desenvolvendo cada vez mais. Entre as profissões que vieram e se mantêm através da web, está a dos youtubers, nome que é dado aos profissionais que gravam e postam vídeos no site YouTube com o intuito de expor suas opiniões, e muitas vezes também de cantar e divertir.

Os youtubers são sensação em todo o planeta, e no Brasil não é diferente. De acordo com pesquisa publicada pelo jornal Meio & Mensagem, dentre as 20 personalidades de vídeo mais influentes entre os jovens brasileiros, 10 são youtubers. Figuras como Kéfera Buchmann, Jout Jout (Julia Tolezano), Pedro Rezende e Felipe Neto se destacam na internet, e alcançam cada vez mais os jovens e adolescentes do país.

O “salário” dos produtores de conteúdo no site vem através da quantidade de visualizações dos vídeos, das curtidas, comentários e cliques. Por isso, quanto mais repercussão os vídeos de um youtuber tiverem, mais ele irá receber em dinheiro por parte do site, ou de alguma network - empresa que auxilia o youtuber na produção e divulgação de seus vídeos - a que seja filiado.

O fenômeno do YouTube no Brasil

Felipe Neto é um exemplo de youtuber de sucesso no Brasil. Nascido e criado no Rio de Janeiro, o comediante de 28 anos foi um dos pioneiros da profissão no país, e seu canal foi o primeiro em língua portuguesa do site a atingir a marca de 1 milhão de inscritos. Felipe começou a adquirir fama na internet em 2010, quando iniciou a publicação de seus primeiros vídeos no site com o quadro “Não Faz Sentido”, onde abordava temas da época como o cantor Justin Bieber e os filmes da saga Crepúsculo.  O canal de Felipe conta atualmente com mais de 5 milhões de inscritos e se consolidou como um dos canais mais acessados em todo o Brasil.

Em ao Jornal A União, Felipe explicou que tem a consciência da responsabilidade que carrega em seus discursos através dos vídeos que compartilha. “Seja um youtuber ou seja o jornaleiro [...] Toda influência é importante e deve ser tratada com honestidade”, afirmou.

O sucesso de Felipe Neto na internet veio acompanhado de muitas realizações também fora dela, e ele já participou de diversas campanhas publicitárias e programas de televisão. Neto fundou também a "Paramaker Network", da qual atualmente participa como responsável pelo núcleo criativo. Em 2013, lançou seu primeiro livro intitulado “Não Faz Sentido - Por Trás da Câmera”, no qual mostra os bastidores do surgimento e do sucesso de seu canal.

Apesar de todo o sucesso, a vida do youtuber não é fácil e ele garante que mal tem tempo para poder se divertir. Durante a semana, Neto apresenta duas sessões ao vivo e publica dois vídeos em seu canal no Youtube. Nos finais de semana, viaja por todo o Brasil com sua peça intitulada “Minha Vida Não Faz Sentido”, que passou pela capital paraibana no ano passado.

Felipe Neto contou que pretende continuar fazendo o que lhe desperta paixão, “seja no teatro, cinema, TV, mercado editorial ou internet”. Quando questionado sobre o futuro dos youtubers, se mostrou despreocupado e preferiu deixar a resposta para quem entende melhor do assunto. “Eu ouço há seis anos que meus 15 minutos de fama estão acabando. Apenas continuo fazendo meu trabalho e deixo essa previsão para os especialistas [...]”, completou ele.

Pedro Rezende: maior youtuber de games do país

Falando sobre o jogo "Minecraft", Pedro Rezende se consolidou como o maior YouTuber de games do Brasil“A ideia inicial começou quando eu precisava de ajuda para passar de uma fase em um jogo e procurei na internet. Achei um vídeo que me ajudou e pensei que poderia fazer o mesmo com um canal, mas foi criando as séries no Minecraft [jogo multiplataforma para computador e videogames] que me encontrei. Para ser sincero, não esperava muito a repercussão que tenho hoje, mas trabalhei muito e me dediquei bastante para estar onde estou”.

A fala é de um dos maiores youtubers da atualidade no Brasil. O jovem paranaense Pedro Rezende (19) mudou sua vida da água para o vinho depois que abandonou a profissão de goleiro em um time de futebol na Itália para seguir a carreira de youtuber de games por aqui. Seu canal “Rezendeevil” conta atualmente com mais de sete milhões de inscritos e 2,2 bilhões de visualizações, o que dá ao youtuber o título de dono do maior canal de jogos do país.

Um jogo todo feito de blocos onde se pode construir de quase tudo é o assunto principal dos vídeos de Rezende. “Minecraft” surgiu em 2009, e se tornou febre entre as crianças e adolescentes de todo o mundo, e também do Brasil. No canal de Rezende, o paranaense dá dicas do jogo, mostra tutoriais, faz paródias e cria histórias dentro do universo Minecraft.

Em entrevista ao jornal A União, o youtuber explicou que o processo de criação dos vídeos é baseado em experiências de seu dia a dia, e que tudo pode lhe servir de inspiração. “Normalmente eu penso uma ideia geral, mais abrangente, e depois vou pensando capítulo a capítulo. Utilizo muito do meu dia a dia, de ideias de séries, filmes, e livros. Acho que tudo serve como inspiração", explicou ele.

Rezende já lançou dois livros e se prepara para o lançamento do terceiro até o final deste ano para, segundo ele, fechar a trilogia. Ele explicou que ao contrário do que pensa a maioria das pessoas, sua vida é muito mais que apenas gravar os vídeos. “Está longe de ser apenas isso (risos). Eu chego a trabalhar, às vezes, mais de 15 horas por dia. Além da gravação, tem a parte de criar o roteiro, acompanhar a edição, e a animação. Por mais que tenham pessoas trabalhando comigo, eu me envolvo. [...] Estou com muito trabalho ultimamente, mas estou extremamente feliz com isso. Gosto muito de estar em diferentes plataformas”, disse o jovem.

O youtuber contou ter a consciência de que por lidar com o público infantil, precisa tomar bastante cuidado na forma como constrói o conteúdo de seus vídeos.“Eu sei da responsabilidade que tenho, principalmente por conta da idade do meu público”, disse ele, que afirmou ainda amar o contato que tem com os fãs.“Gosto muito do contato, e de retribuir um pouco do que eles me dão. Fazer a diferença na vida de uma pessoa que seja, já é muito gratificante. [...]”, explicou.

Rezende afirmou ainda acreditar na profissão como algo que ainda deve durar por muito tempo. “Acredito que é algo que vai ficar por um bom tempo. Não sei se da mesma forma que é hoje, porque na internet a evolução é rápida mesmo, mas acredito que vai durar”, finalizou.

Youtuber paraibana se destaca no site

A pessoense Julyete Benicio (19) é youtuber há dez meses, e apenas nesse tempo já conta mais de 15 mil inscritos em seu canal "Juuh Benício”. Em seus vídeos, Julyete aborda temas relacionados ao universo feminino - como dicas de maquiagem e beleza -, e evidencia assuntos que estão em alta no momento. “Sempre tento trazer um pouco do que aprendo diariamente para as minhas espectadoras, e tento evidenciar aquilo que está em alta, como as datas comemorativas, por exemplo”, explica.

Julyete conta que a inspiração para os vídeos vem de outras youtubers, principalmente a também paraibana Camilla Cabral. A pessoense se diz extremamente feliz com o crescimento do canal, e conta que jamais imaginou alcançar tanta repercussão na internet. “Eu não consigo imaginar a dimensão de mais de 15 mil pessoas que me assistem”, afirma ela, que diz ter a noção da responsabilidade que carrega em seus discursos: “Quando você começa a gravar vídeos para o site, você se torna uma figura pública, e de certa forma você acaba influenciando as pessoas”, observou.

Master coach explica o fenômeno dos YouTubers


Israella acredita que tendência na profissão de youtuber é se voltar para a educaçãoA master coach e gestora empresarial Israella Ramalho dá treinamento para quem deseja trabalhar e adquirir autoridade através da internet, e explica que o mercado da web está trazendo uma grande revolução no cenário profissional. De acordo com Israella, novas profissões, como a dos youtubers, irão surgir e já estão surgindo. “Profissões que existiam antes vão se acabar, e vai haver realmente uma nova forma de se pensar a educação, o trabalho e as formas de se ganhar dinheiro”, afirmou a coach.

Para Israella, os youtubers são uma maneira inovadora de criar entretenimento e têm o importante papel de trazer o dinamismo ao mercado. Ela salientou ainda que o modelo de trabalho desses profissionais deverá passar por transformações. “Acredito que ele ainda vá se adaptar. Hoje em dia, o youtuber é muito voltado apenas ao entretenimento, mas cada vez mais a profissão vai se voltar para a educação, para ensinar coisas e para aprimorar o conhecimento das pessoas que estão assistindo”, finalizou.


Confira alguns dos vídeos produzidos pelos youtubers: