O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, está realizando até sexta-feira (9), no Hotel Victory Bussiness Flat, em João Pessoa, uma capacitação para supervisores do Programa Criança Feliz no Estado. O treinamento desta semana está sendo ministrado pelos assessores no Processo de Capacitação e Formação de Educação Continuada do Nível Nacional do Programa, Bernard Santos Ferraz e Cleide Onice Gonçalves.
Conforme os assessores, na capacitação será trabalhado o Guia de Visita Domiciliar. “Esse módulo é fundamental para implementação do programa ou para dar continuidade às ações com a primeira infância”, enfatizou Bernard.
O Programa Criança Feliz tem o objetivo de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. Sendo assim o Programa atende gestantes beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF) e Cadastro Único (CadÚnico); crianças de 0 a 3 anos, beneficiárias do PBF e CadÚnico, e crianças de 0 a 6 anos, atendidas pelo Benefício de Prestação Continuada(BPC).
Bernard Santos destacou ainda que o Estado da Paraíba é destaque nacional desde a implementação do programa. “No ano de 2017, a equipe da Paraíba participou da formação não apenas no estado, mas também da formação nacional. Os multiplicadores estaduais foram convidados a participar de outras capacitações em outros estados devido o comprometimento com a implementação do programa de primeira infância na Paraíba. Hoje nós entendemos que o Estado da Paraíba se destaca pela gestão descentralizada e pelo compromisso com as ações na primeira infância executadas em seus municípios”, avaliou.
A supervisora do Programa Criança Feliz no município de Brejo do Cruz, Dayane Batista Cassiano, destaca que a capacitação “é um momento importante e enriquecedor, onde conhecemos um pouco mais os assuntos para assim trabalharmos de forma mais efetiva em nossos municípios.”
Ela acrescenta que o maior desafio na execução do programa é o trabalho em rede. “É importante que estejamos de mãos dadas, trabalhando juntos. Aqui com a participação dos diversos municípios nós estamos debatendo também como avançarmos nesse sentido”.
A equipe estadual do Programa Criança Feliz passou por recente reformulação e hoje é composta por assistentes sociais, um cientista social e uma psicóloga. A coordenadora do Programa Criança Feliz no Estado, Rafaella Sitcovsky, enfatiza que “o caráter multiprofissional da equipe facilita o trabalho de monitoramento e assessoramento que é realizado, pois contribui para o entendimento total das realidades.”
Rafaella conclui reafirmando o compromisso da equipe em “dar continuidade ao trabalho já desenvolvido, reconstruindo o que é necessário, buscando aumentar o prestígio que a Paraíba tem nacionalmente. A Sedh tem o compromisso de continuar dando ao programa a cara assistência social.”