Governo da Paraíba lança prêmio para equidade racial ‘João Balula’

publicado: 05/11/2017 20h19, última modificação: 05/11/2017 20h19
05-11-2017-equidade-racial.jpg

As inscrições devem ser feitas pela Internet, por meio de preenchimento de formulário - Foto: Web

tags: equidade racial , prêmio joão balula , educação

O governo do estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), lançou o ‘Prêmio Estadual de Educação para Equidade Racial – João Balula’. Com o tema ‘Lideranças Negras na Paraíba’, o concurso é destinado a estudantes do ensino médio da rede estadual e visa estimular e fortalecer a reflexão crítica na educação, por meio de fotografias e documentários sobre as relações étnico-raciais na Paraíba. Cada vencedor receberá um notebook.

As inscrições devem ser feitas pela Internet, por meio de preenchimento do formulário no linque https://goo.gl/forms/P3vBhoGdelHd3tu92 até a quinta-feira (9). O processo deve ser realizado pelo próprio candidato ou pelo professor que orientou o estudante no desenvolvimento do trabalho. O período de inscrição teve início nessa na quarta-feira (1º).

De acordo com as regras do edital, somente será aceito como candidato, para efeito de análise, trabalhos com único autor; será selecionado um trabalho por categoria em cada Gerência Regional de Educação, contabilizando 28 estudantes selecionados, sendo 14 estudantes da categoria Fotografia e 14 estudantes da categoria Vídeo.

Além disso, os trabalhos concorrerão entre si, por Gerência Regional de Educação e por categoria. Cada candidato poderá concorrer, apenas, em uma categoria de trabalho que será avaliado por uma comissão julgadora técnica especializada.

Segundo a Secretaria de Estado da Educação, o resultado do ‘Prêmio Estadual de Educação para Equidade Racial – João Balula’ será divulgado no Diário Oficial do Estado da Paraíba e no site www.paraiba.pb.gov.br/educacao, no dia 13 deste mês. Já a solenidade de entrega dos prêmios no dia 20, numa segunda-feira, deve contemplar 28 estudantes. Mais informações podem ser obtidas no linque http://static.paraiba.pb.gov.br/2017/10/Diario-Oficial-31-10-20171.pdf .

O ‘Prêmio João Balula’ é uma iniciativa da SES, por intermédio da Gerência Executiva de Diversidade e Inclusão (Gedi), em parceria com a Gerência Executiva de Ensino Médio, em atendimento à demanda do Fórum Estadual de Educação e Diversidade Étnico-Racial da Paraíba e se concentra na área das relações étnico-raciais.