Notícias

setor de games

Governo da PB articula parcerias

publicado: 12/05/2025 11h03, última modificação: 12/05/2025 11h03
Com o apoio do Estado, empresas destacam-se no maior evento de desenvolvimento de jogos da América Latina
01.05.2025 - Gamescom Latam Dia 1 - Mateus de Medeiros-135.jpg

Gamescom Latam 2025 aconteceu de 1o a 4 de maio, em São Paulo, e contou com a participação de seis startups paraibanas selecionadas pela Secties | Fotos: Mateus de Medeiros/Secties

por Ascom Secties*

A Paraíba mostrou ao Brasil e ao mundo sua criatividade, inovação e talento durante o maior evento de games da América Latina: a Gamescom Latam 2025, que aconteceu do dia 1o a 4 de maio, em São Paulo. Mas, além de expor jogos autorais criados por estúdios independentes do estado, o Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), atuou no evento articulando parcerias estratégicas com instituições nacionais e internacionais ligadas ao desenvolvimento de jogos, inclusão digital e educação.

A comitiva paraibana se reuniu com entidades públicas, startups e universidades com o objetivo de entender como esses ecossistemas mais maduros funcionam, trocar experiências e validar as estratégias desenvolvidas no estado.

Entre os contatos estabelecidos, destacam-se: Trovadoria — especialistas em estruturação de projetos, preparação para editais e formação para estúdios independentes; Instituto Bojogá de Inovação em Jogos — com soluções em games analógicos e digitais voltadas para transformação social e formação de profissionais, com forte sinergia com os projetos de inclusão digital da Secties; SCTI de Santa Catarina, que vem promovendo ações de fomento ao setor de games, desde a educação básica à indústria criativa.

A presença da Paraíba também ganhou destaque com os seis estúdios paraibanos selecionados para a área indie da Gamescom: Escola do Volante, Another Shift, Aboxcalipse, Terras do Cordel, Jampa Buggys e Horizonte: O Espetáculo. Todos fazem parte do Circuito Game Dev Quest — uma iniciativa da Secties que apoia a formação e o desenvolvimento de jogos digitais no estado e que já envolveu mais de 40 startups desde o início da jornada.

As empresas foram escolhidas com base no desempenho obtido na fase “Fábrica de Lendas” do circuito e nos desafios criativos “Pitch Storytelling” e “Guardião do Segredo”. Além do apoio do Governo do Estado, por meio da Secties, esse concurso recebeu o incentivo da empresa Minsait, que patrocinou o estande e está apoiando a 2a fase do Game Dev Quest.

Os seis estúdios participaram do Gamescom Latam 2025 com despesas custeadas, incluindo passagens, hospedagem e credenciais. As melhores colocadas receberam credenciais do tipo Business, com acesso exclusivo a investidores e parceiros do setor. Eles atuaram como expositores, participaram de rodadas de negócios e concorreram ao prêmio de melhor estande, interagindo diretamente com influenciadores, publishers, investidores e o público estimado em mais de 200 mil pessoas.

De acordo com o secretário Claudio Furtado, a iniciativa abre portas para o estado nos cenários nacional e internacional da indústria de jogos. “É uma participação muito importante. Eu acho que é a primeira vez que a Paraíba participa com um programa tão bem estruturado voltado para jogos indies. Isso vai abrir portas para que nossas empresas façam negócios com diversos setores. Já temos estúdios negociando com prefeituras e outras entidades”, afirmou.

Além disso, Claudio Furtado ressaltou que a participação da Paraíba em eventos como o Gamescom Latam é um passo essencial para fazer com que o estado seja reconhecido internacionalmente no desenvolvimento de jogos. “Eu acho que é muito importante essa questão dos estúdios começarem a aparecer em eventos internacionais para que eles possam mostrar que existe na Paraíba um centro de desenvolvimento de jogos com estúdios que fazem jogos de qualidade, para que a gente possa cada vez mais transformar a Paraíba num polo de jogos indie”, completou.

Oportunidade de inserção no mercado

A gerente-executiva de Conectividade e Inclusão Digital da Secties, Joanacelle Melo, acompanhou os quatro dias do Gamescom Latam 2025 e destacou a estratégia do governo em dar visibilidade aos projetos paraibanos. “Foram dias intensos, de muita troca, aprendizado e conexões. Os estúdios não só expuseram seus jogos para o grande público, como participaram de rodadas de negócios e foram avaliados por uma comissão composta por nomes de peso da área dos games. Uma oportunidade ímpar de inserção no mercado”, disse.

Os estúdios participantes — Escola do Volante, Another Shift, Aboxcalipse, Terras do Cordel, Jampa Buggys e Horizonte: O Espetáculo — contaram os avanços em seus projetos e novas possibilidades após a experiência.

Lucas Rogoski, representante do jogo Escola do Volante, afirmou que o apoio foi determinante para o desenvolvimento da sua startup. “Sem a secretaria, a gente nem estaria aqui. Conseguimos montar uma equipe, adquirir equipamentos e melhorar muito o nosso jogo. As pessoas ficaram empolgadas com o conceito da Escola do Volante, que tem uma pegada educativa, e isso nos motivou ainda mais”.

A equipe do jogo “Another Shift”, representada por Marcos Lacet no evento, também vibrou com a oportunidade. “Estamos falando de um sonho. Estamos aqui representando o Game Dev Quest e todos que acreditam que é possível viver de games no Brasil. Tivemos acesso a um público imenso, que testou o jogo e nos deu sugestões valiosas. Isso com certeza vai se refletir na próxima atualização que vamos lançar”.

Para Kallebe de Sousa, do estúdio Aboxcalipse, o contato direto com o público foi um divisor de águas. “Ver as pessoas jogando, dando feedbacks, abriu minha cabeça. A gente até participou de reuniões com empresas internacionais como a Nuvem, ILD Studio e Warner. Isso vai influenciar diretamente no desenvolvimento futuro do nosso jogo”, disse.

Sobre o circuito

O Circuito Game Dev Quest foi lançado pela Secties com o objetivo de fomentar o setor de jogos digitais no estado, oferecendo formação, mentoria, capacitação técnica e acesso a editais de fomento. Na fase Fábrica de Lendas, as startups foram desafiadas a criar projetos autorais e participaram de competições como o Pitch Storytelling e o Guardião do Segredo. A seleção dos jogos levou em conta originalidade, viabilidade técnica, apelo ao público e qualidade do material entregue.

As startups que venceram as competições foram:

 

Pitch Storytelling

1° lugar –Escola do Volante

2° lugar – Another Shift

 

Guardião do Segredo:

1° lugar – Aboxcalipse

2° lugar – Terras do Cordel

 

Classificação geral da Fábrica de Lendas:

1° lugar – Jampa Buggys

2° lugar – Horizonte: O Espetáculo

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 11 de maio de 2025.