Notícias

Governo entrega 241 residências no Sertão

publicado: 24/02/2016 00h15, última modificação: 23/02/2016 21h27
O deputado Jeová Campos entregou a chave de uma residência a uma das famílias contempladas (1).JPG

O deputado Jeová Campos entregou a chave de uma residência a uma das famílias contempladas - Foto: Divulgação

tags: governo federal , ministério da integração , vilas produtivas rurais


Uma comunidade formada por pessoas que habitavam a mesma região, agora reunidas em um lugar melhor, com rede de água, esgoto e energia elétrica, além de postos de saúde, escola, espaço de lazer e áreas destinadas ao comércio e à construção de templos religiosos. Essa é a nova realidade das famílias das cinco Vilas Produtivas Rurais (VPRs) do Projeto de Integração do Rio São Francisco inauguradas nessa terça-feira (23) na Paraíba.

As novas VPRs estão localizadas nos municípios de São José de Piranhas (vilas Cacaré, Irapuá 1, Irapuá 2 e Quixeramobim) e de Cajazeiras (Bartolomeu). O Governo Federal, por meio do Ministério da Integração Nacional (MI), investiu R$ 67,8 milhões nas estruturas. As 241 residências beneficiarão cerca de 1 mil pessoas, que vão experimentar uma mudança significativa de realidade, conforme atestou o estudante de Educação Física Douglas Dias, de 25 anos, morador de Cacaré.

“Moro nessa região desde criança. Devido à integração do Rio São Francisco, eu e minha família saímos do local onde vivíamos. Agora, graças a Deus, estamos voltando esperançosos para o lugar em que nascemos e nos criamos. A estrutura é muito boa e bonita. É melhor que a antiga casa da gente, que era um pouco velha”, disse Douglas. As Vilas Produtivas Rurais são destinadas a famílias que residiam nas áreas de implantação das obras do Projeto São Francisco.

O casal de agricultores Edinaldo e Elivauma Fernandes, também da VPR Cacaré, está empolgado para iniciar uma nova etapa da vida. “A gente já vivia aqui na própria comunidade, mas era em formato de sítio, uma casa distante da outra. Aqui também é uma comunidade rural, só que mais organizada e urbanizada”, contou Elivauma, 34 anos. “É um sonho que a gente vai realizar. Estamos esperançosos para que a vida fique melhor”, completou Edinaldo, de 37 anos.