O Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima), desenvolvido pelo Governo da Paraíba, realiza o Grande Concerto 2025 na próxima segunda-feira (22), às 19h, no Teatro Pedra do Reino, no Centro de Convenções, em João Pessoa. Este ano, o programa comemora 13 anos e homenageia Chico César.
De caráter inclusivo, o Prima tem transformado vidas de crianças e adolescentes do Litoral ao Sertão do estado, com 16 polos situados em 13 municípios da Paraíba. O secretário de Estado da Cultura, Pedro Santos, destacou o poder transformador do programa como política de inclusão social, união e harmonia e falou sobre a expectativa para o Grande Concerto de 2025.
“Os alunos do Prima terão a oportunidade de estarem numa grande sala, que é o Teatro Pedra do Reino, juntos com jovens de outros polos, o que demonstra o caráter de inclusão do Prima, com esse espaço de intercâmbio, de trocas. O concerto é resultado de todo um ano de dedicação desses jovens, que passaram horas ensaiando nos seus polos, nas suas cidades, desenvolvendo habilidades. Tenho certeza do poder transformador que é este programa de inclusão social que tem a chancela mais que merecida do Governo da Paraíba, que compreende a importância de inserir nossos jovens paraibanos na arte por meio da música”, comentou.
O diretor de Gestão do Prima, Milton Dornellas, falou sobre a concepção do concerto em 2025. “Este evento representa não apenas o encerramento de mais um ciclo de formação musical, mas é um momento de reconhecer conquistas, inspirar novos desafios, reafirmar o poder da arte como caminho de desenvolvimento humano e celebrar um ano inteiro de dedicação, aprendizado e crescimento artístico coletivo. Já homenageamos grandes nomes da nossa música, como Jackson do Pandeiro, Sivuca e, este ano, de igual grandeza, teremos a presença de Chico César, tocando o repertório dele com os músicos do Prima”, afirmou Milton Dornellas.
Grupo
A orquestra do Prima, será composta por 60 coralistas e 220 musicistas, entre alunos e professores, dos 16 polos situados em 13 municípios da Paraíba e estará sob a regência do maestro Rainere Travassos.
Repertório
O concerto foi estruturado por momentos. No primeiro, a orquestra formada só por alunos do programa tocará seis músicas: “Symphony nO 1”, de Gustav Mahler; “Aragonaise”, de Geordes Bizet; “New World Symphony”, de Atonin Dvorak; “Coisa № 1”, de Moacir Santos; “Floresta Azul”, de Letieres Leite e um pout - pourri Natalino, de Folk Song.
No segundo momento, Chico César e a orquestra do Prima apresentarão, as músicas: “Pensar em você”; “Estado de Poesia”; “Palavra Mágica”; “À primeira vista” e “Negão/Mand’ela”, de composição de Chico César; e a última música do segundo momento, “Mama África/Brilho de Beleza/Para não dizer que não falei das flores”, de composição de Chico César, Negro Tanga e Geraldo Vandré.
No terceiro momento, fim do concerto, haverá apresentação de Chico César, coro e orquestra do Prima, com as músicas: “Paraíba meu amor” e “Deus me proteja”, de Chico César. Por fim será apresentada a música “Pedra de Responsa”, de Chico César e Zeca Baleiro.
Rainere Travassos, coordenador artístico e regente da orquestra do Prima, falou sobre como se deu o processo de audição para o concerto. “O principal objetivo da audição foi conhecer melhor a formação da orquestra, organizar a disposição entre cadeiras, estantes e instrumentos com base no número de vídeos enviados, e identificar os músicos que ocuparão funções específicas, como Spalla, chefes de naipe, estantes e solistas. Durante o processo, todos os alunos foram avaliados com atenção e respeito às suas individualidades. Foram consideradas as competências técnicas, a expressividade musical e a preparação geral de cada participante. A partir desta audição, conseguimos estruturar a orquestra de forma equilibrada e representativa, valorizando o talento e o empenho dos nossos músicos. Que este concerto seja uma celebração da música, da coletividade e do crescimento artístico de cada aluno”, destacou Rainere Travassos.
Projeto
Política pública implementada pelo Governo da Paraíba, por meio das secretarias da Cultura (Secult) e da Educação (SEE), o Prima tem como principal objetivo a inclusão, além de promover o fortalecimento da cidadania de seus participantes, a democratização do acesso à arte e a difusão da música em sua rica diversidade. O programa está presente em 16 polos, abrangendo 13 municípios paraibanos: João Pessoa, Pedras de Fogo, Sapé, Bananeiras, Campina Grande, Monteiro, Picuí, Cajazeiras, Catolé do Rocha, Itaporanga, Patos, Pombal e Sousa.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 16 de dezembro de 2025.