José Alves
O Hemocentro da Paraíba vai lançar, no próximo dia 14, Dia Mundial do Doador de Sangue, a campanha “Junho Vermelho - Acende a Esperança no meu Coração”, com a finalidade de conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue. Segundo a paulista Diana Berezin, uma das criadoras da campanha, “o Junho Vermelho surgiu para alertar os brasileiros de que sangue não se compra, não se fabrica e que qualquer pessoa a qualquer momento pode precisar dele”.
A campanha, que será lançada às 8h no Hemocentro da Paraíba, na Avenida Dom Pedro II, em João Pessoa, terá a participação do grupo musical Os Gonzagas. De acordo com a coordenadora do Grupo de Ações Estratégicas do Hemocentro-PB, Elaine Santana, estudantes do Colégio Gênius farão uma blitz em frente ao órgão com a utilização de banner e distribuição de panfletos sobre a importância da doação de sangue. A instituição também fará, no Dia do Doador de Sangue, uma homenagem a todos os doadores.
Dando prosseguimento à campanha Junho Vermelho, o Hemocentro fará no dia 16, uma coleta externa no Parque Solon de Lucena (Lagoa), das 8h às 16h. Este mês o órgão estará realizando várias caravanas solidárias que consiste em o Hemocentro levar o doador até a entidade para que ele faça doação. Neste sentido, foram feitas parcerias com o Colégio Pio X, Caixa Econômica do Mag Shopping, Escola Alice Carneiro e a Organização das Cooperativas da Paraíba.
Ainda segundo Elaine Santana, este mês de junho é um desafio para todos os Hemocentros manterem o estoque em dia, uma vez que aumenta a demanda e se reduz a oferta por conta das festas juninas e das viagens das pessoas por ser um período de férias escolares. Por este motivo, estão programadas campanhas de doação em instituições públicas e privadas, a exemplo de igrejas, colégios e hospitais entre outros órgãos, a partir de hoje até o dia 30 deste mês.
A campanha Junho Vermelho é fundamental para os bancos de sangue dos hemocentros. A doação é rápida, dura cerca de 10 minutos, e são retirados cerca de 400 ml de sangue de cada doador, que pode salvar quatro vidas. A meta é reforçar os estoques para o mês de julho, que, historicamente, registra queda de doadores por causa das férias escolares. A Copa do Mundo também é mais um motivo para preocupação com a frequência dos doadores.
Pode doar sangue
Quem estiver em boas condições gerais de saúde;
Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feito até os 60 anos de idade;
Pesar mais de 50kg;
Estar alimentado. É importante ter feito uma alimentação saudável antes da doação, por isso evite alimentos gordurosos e, após o almoço, aguarde 2 horas para doar;
Portar documento oficial com foto;
Respeitar o intervalo mínimo entre as doações;
Manter um estilo de vida saudável e não ter comportamento de risco.
Já para pessoas menores de 18 anos, é necessário um formulário de autorização dos responsáveis.
Quem não pode doar sangue
Quem tiver idade inferior a 16 anos ou superior a 69 anos;
Pesar menos que 50 kg;
Pessoa com anemia no teste realizado antes da doação;
Com hipertensão ou hipotensão arterial no momento da doação;
Com febre no dia da doação;
Se estiver grávida;
E se estiver amamentando, a menos que o parto tenha ocorrido há mais de 12 meses.