O Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, que integra a rede hospitalar do governo do estado, irá promover nesta sexta-feira (1º) uma ação educativa no 'Dia Internacional de Combate à Aids'. A mobilização acontece durante todo o dia, com abordagem educativa e a distribuição de preservativos e laços simbólicos com os colaboradores e acompanhantes.
Para o psicólogo Moisés de Lima, coordenador do Centro de Estudos, Capacitações e Estágios no Trauma campinense, o objetivo da ação é fornecer informação às pessoas sobre as formas de contaminação, a exemplo da relação sexual sem camisinha, e necessidade de detectar a doença precocemente. O dia 1.º de dezembro foi escolhido como 'Dia Mundial de Combate à Aids', quando o mundo une forças para a conscientização sobre essa doença. Desde o final dos anos de 1980, o 'Dia Mundial de Combate à Aids' vigora no calendário de milhares de pessoas ao redor do mundo.
O Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes é referência em trauma para 203 municípios da Paraíba, além de alguns municípios do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará. Nos primeiros dez meses deste ano, a unidade prestou atendimento a 71.584 pessoas.