Sara Gomes
No fim de semana do São João foram registradas 28 ocorrências por queimaduras da sexta-feira (22) até a segunda-feira (25) no Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa. Os dados são da Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) e apontam que as principais causas são queimaduras provocadas por fogos de artifício (13) e líquidos em alta temperatura (7) devido à produção de comidas típicas neste período. Segundo o setor de estatística da instituição, houve um aumento de 1.22% no número de vítimas de queimaduras em comparação ao mesmo período de 2017.
Só na primeira quinzena de junho foram registrados 43 casos de queimaduras: Líquidos em alta temperatura (27), acidente de trabalho(4), fogos de artifício(4), queimadura por fogo(3), outros (3) e contato com objeto em alta temperatura (2). Durante o ano passado foram contabilizadas 1.137 entradas, e até o quinto mês de 2018 já são 497. Para tentar amenizar esses dados, o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em parceria com a equipe de cirurgia plástica, lançou a XVI Campanha ‘Marcas que Ficam Para Sempre’, que continua até o fim deste mês.
Para intensificar a prevenção de acidentes por queimaduras, o Hospital de Trauma de João Pessoa está desenvolvendo algumas ações. A equipe interna visa conscientizar e orientar os familiares das vítimas no horário das visitas sobre os cuidados que devem ser redobrados, já que há duas ocasiões propícias para população comprar fogos de artifício: o São João e Copa do Mundo. Por isto, é preciso ter toda cautela neste período, afinal, prevenir é melhor que remediar.
A campanha é realizada de forma educativa e preventiva na região metropolitana de João Pessoa. Este ano, a equipe externa da UTQ visitou escolas municipais e particulares e realizou uma palestra no Projeto Beira da Linha, da Instituição Católica Italiana Pia Sociedade de Padre Nicola Mazza. Haverá ainda panfletagem em pontos estratégicos da cidade, como no Busto de Tamandaré, no Terminal Rodoviário e no Estádio José Américo de Almeida Filho, o Almeidão.
Segundo o coordenador médico da Unidade de Tratamento de Queimados, Saulo Montenegro, a campanha é importante para toda a sociedade paraibana. “É muito bom frisar que há 16 anos temos comprovado a redução dos números de vítimas de queimaduras, não só em junho quando a campanha é lançada, mas durante o ano todo é possível perceber essa redução”, ressaltou.
A coordenadora de Enfermagem da UTQ, Desirée Mazocco, destacou a importância da prevenção. “Acreditamos que quando trabalhamos de forma preventiva as pessoas começam a ter mais cuidado no manuseio de fogos e materiais inflamáveis, diminuindo assim o número de vítimas de queimaduras, como também esclarecemos à população sobre quais sãos os procedimentos mais eficazes em cada caso de queimadura”, explicou.
Referência
O Hospital de Trauma de João Pessoa é referência no atendimento às vítimas de queimaduras. A Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) presta atendimento ambulatorial e hospitalar 24 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3216.5721.