Notícias

Hotéis e creches são opções de hospedagem para cães em JP

publicado: 17/06/2019 10h35, última modificação: 17/06/2019 10h35
hotel_pet-foto-edson_matos  (17).JPG

Alegria e gasto de energia estão garantidos nos hotéis para cachorros, já que eles passam o dia brincando e param apenas para as refeições. - Foto: Foto: Edson Matos

tags: pets , hotelzinhos , cães , gatos

por Laura Luna*

Espaços oferecem de parque de areia a sala climatizada e estão conquistando um público cada vez maior

Um espaço lindo, com um solário cheio de plantas e grama verdinha, área aberta com cobertura, sala climatizada para os momentos mais quentes do dia, parquinho na areia, espaço para banho e 24 quartinhos muito bem estruturados. É chegar na creche e a turminha toda vir para cima, e não tem que não se derreta com a recepção. Ali a alegria e o gasto de energia estão garantidos, já que eles passam o dia todo brincando, parando só para as refeições.

A creche e hotelzinho foi carinhosamente pensado por Silvia Maria, mãe de Serafina, que convidou a cunhada para a sociedade. “A gente começou a idealizar esse projeto por necessidade da própria família e depois percebemos que esses serviços ainda eram muito escassos em João Pessoa”, disse. Foi daí que há pouco mais de um ano surgiu o Cão Clube. É isso mesmo, toda essa estrutura foi pensada para os filhos de quatro patas, permitam-me tratar assim até porque eu tenho um!

Quem tem um animal de estimação entende como é reconfortante saber que eles estão sendo bem cuidados quando não estão em casa. E há de se levar em consideração que tem casos em que esses espaços especializados são até mais interessantes. “Na correria da rotina muitas vezes os donos de cachorros não têm tempo para passear, brincar e gastar toda a energia que esses animais têm”, lembrou Silvia. E é verdade, lá em casa só conseguimos sair com Bento - um bulldog francês de três anos uma vez ao dia, ainda bem que ele não é tão corajoso e ama dormir. Mas as raças mais ativas precisam de dois passeios por dia ou até mais, segundo especialistas.

Desde que abriu um salão de beleza, a empresária Diva Monteiro tem deixado Preta, de 14 anos, na creche pelo menos duas vezes por semana. Apesar da idade avançada, a Poodle adora estar com os outros animais. “Quando os meus dias estão mais corridos ela vai pra creche e se diverte tanto que chega cansada e cai no sono”, contou. Em caso de viagem é diferente, geralmente Diva recorre à mãe para cuidar de Preta. “Quando ela era mais novinha ficava em hotelzinho, mas agora prefiro que ela fique com minha mãe, porque para passar alguns dias eu já acho mais complicado. Mas se minha mãe viajar também e a gente não puder levar Preta, tenho certeza que ela será muito bem cuidada no hotelzinho”, contou.

Mariana Mergulhão pediu demissão da multinacional onde trabalhava e se prepara para abrir o Pet´s Cool, creche e hotel para cães

Lua e Tuna

Pelo menos duas vezes por semana a profissional de educação física Renata Carvalho deixa as cadelas Lua e Tuna, da raça Pointer Inglês, na creche. “Foi a melhor coisa que criaram na vida (risos) e elas adoram”. Renata conta que as cadelas, de porte médio, precisam correr e brincar muito para gastar toda a energia e o fato de morar em apartamento complica um pouco. “Tem semana que elas vão três dias para a creche e quando eu estou viajando o Táxidog pega e leva”. Esse tipo de serviço geralmente é oferecido pela creche ou hotel.

Quem tem um animal de estimação entende como é reconfortante saber que eles estão sendo bem cuidados quando não estão em casa.

Brasil tem 52 milhões de animais de estimação

Os cuidados e as opções de espaços para os pets só crescem. Uma pesquisa do IBGE de 2015 revelou que no Brasil o número de animais de estimação é maior que o número de crianças. Em 2015 eram 52 milhões de animais para 45 milhões de crianças de 0 a 14 anos.

Mariana Mergulhão está de olho nesse nicho e se prepara para abrir o Pet´s Cool, creche e hotel para cães. “Pedi demissão da multinacional onde trabalhei por 10 anos”, conta a administradora de empresas, apaixonada por cachorros. No espaço, que abre ainda esse mês, os animais terão um dia intenso de atividades que vão desde recreação à massagem, em ambiente com luz reduzida e música relaxante, tudo com base no positivismo e no enriquecimento ambiental. “Desenvolver habilidades e educar pelo acerto, essas serão nossas diretrizes”, contou.

No caso do hotel, Mariana conta que os cães dormirão juntos. “Não temos baias, nem divisórias, esse é um dos nossos diferenciais”. A empresária garante que a dormida coletiva dá certo. “Nos estados vizinhos, como Pernambuco e Rio Grande do Norte, já existem espaços que trabalham essa prática e é um sucesso”.

É importante pontuar que para que o cão possa desfrutar dos serviços de creche ou ainda de estadia em hotel é preciso estar saudável. Cartão de vacina, vermífugo em dia além de todos os cuidados necessários para manter o controle desses espaços. No caso dos novatos, é preciso que aconteça uma entrevista detalhada sobre o animal, além de avaliação de comportamento. As diárias das creches/hotéis citados na matéria variam de R$ 39,90 a R$ 59,90. Nos dois locais existem pacotes especiais que incluem banho e outros serviços.

 

*matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 16 de junho de 2019.