Notícias

III Expotec começa nesta quarta-feira em João Pessoa

publicado: 09/08/2017 00h05, última modificação: 08/08/2017 23h01
lavid.jpg

O Núcleo de Pesquisa e Extensão da UFPB deve marcar presença no evento com o VLibras, que facilita a vida de pessoas surdas - Foto: Divulgação

tags: expotec 2017 , feira de tecnologia , centro de convenções , joão pessoa , governo da paraíba


Teresa Duarte

A cidade de João Pessoa vai respirar tecnologia, informação e inovação a partir desta quarta (9) e até a próxima sexta-feira (11) com a realização, no Centro de Convenções, da III Expotec, que tem como tema principal as “Cidades Inteligentes”. O evento é uma realização da Associação Nacional de Inclusão Digital (Anid), com o apoio do Governo da Paraíba, e acontece dentro do 10º Encontro Nacional da Anid, II Seminário Desafios e Soluções para a Inclusão Digital, e o Seminário Nacional de Prefeitos.

Segundo as estimativas, a Expotec terá mais de cinco mil participantes e quase 200 palestras para públicos específicos. Neste ano, não haverá cobrança de ingressos, mas, para participar, os alunos, professores e, público em geral, devem realizar a inscrição no site do evento. Diversas atividades serão realizadas na Expotec e a grade de programação contará com 158 palestras, oficinas, desfiles e competições para os inscritos, discorrendo sobre diversos assuntos.

Entre os temas a serem abordados estão os bitcoins; criptografia para cartões de crédito; desenvolvimento sustentável; tecnologia a serviço de portadores de deficiência, da sociedade e animais; redes sociais; chatbots; startups; energias renováveis; software livre; educação; robótica; Internet das Coisas; e, claro, inclusão digital, entre outros assuntos. Já entre os palestrantes estão Jorge Stolfi, professor da Unicamp; Flávio Tavares, da Netflix, e Percival Henriques, da ANID.

Também será realizada uma feira com atrações abertas aos visitantes, oferecidas por algumas marcas conhecidas mundialmente no ramo da tecnologia. Os eventos simultâneos e a feira de exposição visam unir, em um mesmo lugar, públicos interessados em ações de ciber ativismo, educação, desenvolvedores, sociedade civil organizada, empresários e estudantes. De acordo com o presidente da Anid, conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e do NIC.br, Percival Henriques, o evento vai atrair pessoas de diversos lugares do país.

Conforme explicou, além das palestras, debates, workshops, oficinas, mesas redondas e expositores, o evento também contará com praça de alimentação, shows e desfiles. “Sem falar, claro, do tradicional bate-papo e networking que o evento proporciona, gerando bons frutos profissionais já que ele engloba principalmente a inclusão digital, mas tem grandes atividades relacionadas aos eixos temáticos de software livre, web, desenvolvimento, educação, robótica e cultura pop”. Para Percival Henriques, um dos pontos alto do evento será o momento em que ocorrerá uma invasão de drones. Isso porque serão três oficinas, uma em cada dia, com os participantes tendo como objetivo montar o seu próprio experimento. Serão 10 mini aviões do modelo mais simples por turma.

UFPB vai expor avanços

Com soluções tecnológicas inovadoras apresentadas ao público por oito laboratórios de pesquisa, o Centro de Informática (CI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) será uma das vitrines da terceira edição da Expotec, exposição de tecnologia da informação e inovação. Nos estandes do CI, que estarão abertos à visitação nos três dias do evento, os visitantes da Expotec terão a oportunidade de conhecer e interagir com aplicativos e produtos gerados em laboratórios que apresentam soluções em acessibilidade para surdos, localização geográfica, nutrição de animais, inclusão digital para beneficiários do Programa Bolsa Família, inclusão digital de gênero, inteligência artificial, além de desenvolvimento web, engenharia de petróleo, educação virtual, robótica e robótica educacional.

Dentre as novidades que a equipe do CI levará à Expotec está o “Pet feeder”, um alimentador virtual de animais, acionado remotamente, através de um aplicativo instalado no celular. Essa inovação foi desenvolvida pelos pesquisadores do Laboratório de Medidas e Instrumentação (LMI).

O Núcleo de Pesquisa e Extensão - Lavid, que vem participando da Expotec desde a primeira edição, marcará presença na exposição tecnológica com o VLibras, a solução de acessibilidade para surdos que traduz texto, áudio e vídeo para Libras, a Língua Brasileira de Sinais.

O Laboratório de Sistemas Embarcados e Robótica do CI (Laser) vai oferecer aos participantes uma oficina de veículos aéreos não tripulados, os chamados drones, em todos os dias da Expotec. Um aplicativo de localização de urnas eleitorais, criado pelo Laboratório de Pesquisa Operacional (Laporte), mostrará aos visitantes da Expotec como a tecnologia pode facilitar a definição de locais estratégicos de instalação de urnas, visando agilizar a coleta, após a votação, e, consequentemente, reduzir o tempo da apuração.

O Laboratório de Tecnologias para Ensino Virtual e Estatística (LabTEVE), instalado no Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), mas com participação de professores do CI, também terá um estande no evento, onde mostrará aplicativos com jogos educativos que visam o apoio ao ensino em diversas áreas.