As inscrições para a Olimpíada Brasileira de Robótica já começaram e vão até o dia 1o de maio de 2025, por meio do site olimpo.robocup.org.br/. O evento gratuito é destinado a todos os estudantes, de escola pública ou privada, dos ensinos Fundamental, Médio ou Técnico em todo o território nacional e tem como objetivo estimular os jovens para carreiras científico-tecnológicas. A inscrição deve ser realizada por um professor/tutor da instituição de ensino.
O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), integra a comissão de organização da etapa Nacional e realiza a etapa estadual da Olimpíada de forma presencial com a Prefeitura Municipal de João Pessoa e a Universidade Federal da Paraíba.
A competição é realizada em modalidade Prática e Teórica, conforme destaca o site da OBR: a Modalidade Prática ocorre por meio de competições regionais e estaduais que classificam as equipes de estudantes para uma final nacional. Os estudantes ficam sob orientação de seus professores e cientistas. A Modalidade Teórica ocorre nas escolas dos estudantes e em sedes regionais onde os estudantes responderão questões de uma prova escrita.
Segundo o representante estadual da OBR na Paraíba, Fagner Ribeiro, “Em 2025, a OBR terá a etapa Estadual da Mostra de Robótica, onde as equipes poderão expor seus projetos para o público visitante, selecionando os melhores para participarem da etapa Nacional, além das categorias de Resgate e Artística assim como tivemos no ano passado”, destacou.
Modalidade Teórica
A Modalidade Teórica é composta por uma prova escrita que pode ser aplicada na escola do aluno ou de forma híbrida. Os estudantes concorrem a uma medalha de acordo com o seu desempenho; e alunos do Ensino Médio podem utilizar sua nota para concorrer às vagas olímpicas, processo em que o aluno consegue ingressar em uma universidade pública utilizando sua nota em olimpíadas científicas, sem a necessidade de prestar vestibular.
Modalidade Prática
A Modalidade Prática será realizada em dois formatos: presencial e virtual. O formato presencial acontece com a categoria Robótica Artística. Nela, os alunos devem formar equipes e desenvolver uma apresentação artística, que envolva alguma performance, como show, teatro ou mágica, junto com um robô autônomo que deverá interagir durante a apresentação.
A outra categoria é a modalidade de Resgate, na qual os alunos devem desenvolver um robô que, durante uma prova prática, consiga resgatar “vítimas” em um ambiente simulado. A modalidade presencial acontece por meio de competições regionais e estaduais que classificam as equipes de estudantes para uma final nacional, que acontecerá em Vitória, Espírito Santo, em outubro. A equipe vencedora conquista uma vaga para o mundial de robótica RoboCup em 2025.
Não é necessário participar da Modalidade Teórica para poder participar da Modalidade Prática, mas em todas as modalidades o estudante deve ter, no máximo, 19 anos no ano da competição.
OBR 2025
A etapa Nacional tem apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), e conta com o suporte da RoboCup Brasil, uma organização sem fins lucrativos, coordenada de forma voluntária por um grupo composto por cientistas e doutores na área de Robótica e Tecnologia das principais universidades públicas e particulares do Brasil.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 11 de março de 2025.