Notícias

enem 2023

Inscrições vão até o dia 16 de junho

publicado: 06/06/2023 13h31, última modificação: 06/06/2023 14h10
Taxa é de R$ 85 e deve ser paga até o próximo dia 21; provas serão realizadas nos dias 5 e 12 de novembro
1 | 1
Enem é a principal porta de entrada para o Ensino Superior, pois é com a nota no Exame que os candidatos são selecionados pelas universidades públicas, por meio do SiSU - Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
estudantes_wilson_dias.jpg

Começaram ontem as inscrições para a edição 2023 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados têm até o dia 16 de junho para realizar o cadastro na Página do Participante. A taxa de inscrição é de R$ 85,00 e deve ser paga até o dia 21 de junho.

Assim como nas últimas edições do exame, a aplicação das provas acontecerá nos dias 5 e 12 de novembro de 2023. No primeiro dia do Exame - 5 de novembro - serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da Redação. Nesta data, as provas deverão ser realizadas em 5 horas e meia. Já no segundo, 12 de novembro, os candidatos farão as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, com tempo de aplicação das provas de 5 horas.

A divulgação do gabarito das provas objetivas acontecerá na data prevista de 24 de novembro e os resultados do exame, em 16 de janeiro de 2024.

É importante que o candidato se atente aos documentos necessários, datas, horários e normas do exame, que estão detalhados no Edital do Enem 2023, publicado em maio pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no Diário Oficial da União.

O Enem é a principal porta de entrada para o Ensino Superior, pois é com a nota no Exame que os candidatos são selecionados pelas instituições públicas de ensino, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Na última edição do SiSU, a UFPB ofereceu mais de 7.800 vagas em 124 cursos de graduação.

Para os candidatos que utilizam o SiSU como forma de ingresso, a UFPB dispõe de Bonificação de Inclusão Estadual para estudantes que residem no Estado da Paraíba e que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em instituições de ensino regulares, públicas e/ou privadas, ou tenham obtido o certificado de Ensino Médio pela Educação de Jovens e Adultos (EJA), ou pelo Exame Nacional para Certificação de Competências para Jovens e Adultos (Encceja) no Estado da Paraíba.

Nesta modalidade, os candidatos terão direito ao acréscimo de 10% à nota final obtida no Enem. No entanto, deverão optar pelas vagas reservadas às cotas definidas pela Lei nº 12.711/2012 ou pela Bonificação de Inclusão Regional, não sendo permitida a aplicação das duas políticas afirmativas de forma cumulativa.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 6 de junho de 2023.