Quatro novos polos de inovação serão instalados em institutos federais de educação. O anúncio foi feito, na última sexta-feira (6), pelo Ministério da Educação. O objetivo é estabelecer uma ponte entre a produção acadêmica e o mercado, uma vez que as pesquisas vão atender às demandas do setor produtivo.
João Pessoa (PB), Florianópolis (SC), Sul de Minas (Machado) e Goiano (Rio Verde) terão áreas para resolução de problemas de tecnologia, energia, manufatura e agroindústria. Eles se somam a outros cinco polos já existentes.
Além do MEC, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) também financia as ações. Os polos de inovação estão vinculados à Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), organização social que credencia unidades de pesquisa e desenvolvimento em todo o Brasil.
“Durante muito tempo, a gente caminhou de forma dissociada entre as áreas de inovação, educação e, sobretudo, produção. Havia um verdadeiro preconceito em relação à atividade produtiva e ao setor industrial. Nesse aspecto, os institutos federais contribuíram de forma decisiva para aproximar a área educacional de formação técnica e profissional do setor produtivo”, afirmou o ministro da educação, Mendonça Filho.
Notícias
Instituto Federal de Educação da PB ganha polo de inovação
publicado:
09/09/2017 00h05,
última modificação:
09/09/2017 10h41
Pesquisa e desenvolvimento realizados em instituições de ensino serão direcionados a atender às demandas do setor produtivo - Foto: Arquivo/Agência Brasil
tags: ministério da educação