A solenidade de comemoração dos 50 anos de atividades do Laboratório de Alta Tensão (LAT) do Centro de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) será realizada hoje. O evento acontecerá às 16h, nas dependências do próprio laboratório, no Setor C do campus sede.
Na ocasião, serão homenageados ex-professores da Unidade Acadêmica de Engenharia Elétrica que contribuíram para a consolidação da área de Engenharia de Alta Tensão na UFCG.
Fruto de investimentos nacionais e de cooperações técnicas internacionais, o Laboratório de Alta Tensão da UFCG é, atualmente, na sua especialidade, o mais bem equipado das regiões Norte e Nordeste do país, contando com uma área construída de 1.050 m² e um corpo qualificado e experiente de pesquisadores que constituem o Grupo de Alta Tensão da instituição.
“O laboratório tem atuado, nas últimas cinco décadas, com excelência em ações de ensino, pesquisa e extensão, servindo de ambiente qualificado para o desenvolvimento de projetos de pesquisas em conjunto com empresas de energia elétrica, bem como a emissão de relatórios, laudos e pareceres técnicos conforme exigências da legislação brasileira e internacional”, observou o coordenador do LAT, professor Pablo Villar.
A estrutura da unidade de pesquisa permite a realização de ensaios e testes elétricos em alta tensão, sobre equipamentos e componentes de sistemas elétricos de potência, como transformadores, cabos, isoladores, para-raios, chaves, religadores, disjuntores, reguladores de tensão, reatores e cruzetas, nas classes de 15 kV até 500 kV.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 17 de dezembro de 2025.