Lançado o primeiro livro gastronômico da Editora A União

publicado: 16/12/2022 09h48, última modificação: 29/12/2022 16h13
LANÇAMENTO DO LIVRO CHEF-A UNIÃO-F-ORTILO ANTÔNIO (2).JPG

Chef Walter Ulysses autografou o livro e conversou com as pessoas que estiveram presentes ao lançamento - Foto: Foto: Ortilo Antônio

por Ana Flávia Nóbrega*

Um festival de sabores e memória afetiva marcou o entardecer pessoense, ontem, para o lançamento do livro Gastronomia Paraibana: receitas do chef Walter Ulysses, produzido em parceria pela Editora A União da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC). O livro é composto por 38 receitas culinárias oriundas da coluna assinada semanalmente pelo chef no Jornal A União, que ressalta a culinária paraibana, a diversidade de sabores e o tempero único de Walter Ulysses.

Vestido como quem é protegido pelas tradicionais benzedeiras sertanejas, com espadas de São Jorge estampadas, e de chinelo de couro, o chef Walter Ulysses não escondeu o nervosismo ao receber amigos e admiradores do seu trabalho no restaurante Bessa Brasil, no bairro do Bessa, para lançar sua obra. Mesmo com uma vasta bagagem internacional e tendo um currículo recheado de estrelas para quem já cozinhou, o chef chega, enfim, a um dos principais marcos de sua carreira e a realização de um sonho: publicar um livro e deixar o seu legado para as futuras gerações.

“A sensação está sendo de muito nervosismo. Sempre foi um sonho fazer um livro e além do legado construído, é a história da minha vida que vai ficar para mais gerações. Nesse livro nós temos receitas que estiveram na minha coluna do jornal por dois anos, receitas tipicamente paraibanas com o meu toque autoral”, afirmou o chef.

Com a obra, a EPC, através da Editora A União, publica o seu primeiro livro no nicho gastronômico. Naná Garcez, diretora presidente da EPC, que assina a apresentação, ressaltou a importância da coluna do chef Walter Ulysses para ajudar pessoas no preparo de receitas e, principalmente, para tecer o “caldo cultural” que a gastronomia assume na regionalidade e identidade paraibana.

“Entendo gastronomia como parte da cultura local de qualquer lugar e a obra é uma forma de, mais uma vez, valorizar essa cultura. Na coluna Walter dá muitas dicas de preparo, para não queimar, para não cozinhar de mais ou de menos… E aquilo tudo eu fui acompanhando e achei interessante colocar essa oportunidade na Editora para oferecermos ao mercado paraibano uma obra diferenciada e de qualidade.Sabemos também que há uma receptividade muito grande quando você coloca uma receita em que todos os produtos que se usam são coisas de fácil acesso e proximidade, que remetem ao paladar de origem”, afirmou Naná Garcez.

A preocupação com a reprodução das receitas esteve latente em toda a produção da obra lançada na noite de ontem. Isto porque a maior preocupação é que o livro possa fazer parte, de fato, do cotidiano dos seus leitores. “Não são receitas difíceis e nem tão caras, há uma variação de preços de receitas de R$ 15 até R$ 50. Mas não tem nada que vá fugir de um produto que você não vai encontrar em um supermercado seja ele qual for”, lembrou o chef.

Alessandra Lontra, que atua há mais de 40 anos no ramo de turismo voltado para a gastronomia e é consultora do Sebrae da Paraíba, observa ainda a valorização para os produtores locais. “É uma obra muito importante porque Walter Ulysses é um chefe que valoriza muito as coisas da terra e é isso que a gente precisa. Muitos chefes da Paraíba perderam essa pegada de valorizar o que a gente tem. A gente não precisa estar comprando os produtos fora em Recife, em São Paulo… Temos muitos produtos bons e precisamos valorizar as pessoas que produzem esses alimentos”, observou.

Para a consultora que é responsável pela criação da Rota Gastronômica do Brejo, que atravessa as cidades de Bananeiras, Areia, Pilões e Solânea, a atenção para a gastronomia regional fortalece toda uma cadeia de produção. “É justamente isso que a gente busca incentivar, que o restaurante e o bar conheçam as pessoas que estão produzindo aqueles alimentos. Por isso é muito importante essa valorização que o Waltinho está dando nos pratos, que valoriza o que é nosso e quem produz”, finalizou Alessandra Lontra.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 16 de dezembro de 2022.