Notícias

Desenvolvimento regional

Livro é semifinalista do Prêmio Jabuti

publicado: 16/07/2024 09h28, última modificação: 16/07/2024 09h28
Obra foi publicada pela editora da UEPB no ano passado; anúncio dos cinco finalistas será realizado no dia 18
Fernando-Cezar-Macedo-©-Reproducao_Youtube.jpg

Edição lançada pela EDUEPB, em 2023, do professor Fernando Cezar Macedo, expõe as transformações econômicas | Foto: Reprodução/EDUEPB/YouTube

por Maria Beatriz Oliveira*

O livro intitulado “Desenvolvimento Regional no Brasil no Século XXI”, de Fernando Cézar Macedo, está entre os 10 finalistas do Prêmio Jabuti deste ano. A produção, editada e lançada pela editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) em 2023, concorre na categoria Jabuti Acadêmico, oferecida pela primeira vez nesta edição do prêmio.

A obra, desenvolvida pelo professor de economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ao longo de uma década de pesquisa, expõe as transformações econômicas que aconteceram nas cinco regiões brasileiras a partir dos anos 2000 até o cenário atual. Segundo o autor, apesar de ser economista, o trabalho envolveu diversas outras áreas do conhecimento. “O livro vai abordar como os movimentos econômicos brasileiros transformam o nosso território e o que impacta o desenvolvimento de uma região. Por que um lugar cresce e outros estagnam? Para entender esses pontos, é preciso dialogar com a Sociologia, com a História e com a Geografia”, destacou Fernando.

É exatamente essa parceria com outros pesquisadores que torna a colocação no Prêmio Jabuti, o maior da literatura brasileira, tão gratificante. “Eu fiquei muito contente ao saber que estava entre os 10 finalistas, é uma forma de reconhecimento para os meus alunos e colegas professores. Porque é, afinal, um trabalho coletivo. Agora estamos na expectativa para o resultado final, que deve ser divulgado em agosto”, disse.

Apesar de ter desenvolvido boa parte da sua pesquisa na Região Centro-Oeste do país, Fernando escolheu a editora da UEPB para publicar a sua obra. “A principal razão para a parceira com a EDUEPB foi a minha proximidade com o professor Cidoval Morais. Ele também é um pesquisador dessa área de desenvolvimento regional e já havíamos nos encontrado em diversos congressos e seminários pelo Brasil sobre o tema, ou seja, foi uma escolha natural”, explicou o autor.

Para Cidoval, que também é diretor da editora, foi uma grande alegria ver o Jabuti abrindo espaço para produções acadêmicas. “Nós, anteriormente, já tínhamos ganhado dois Jabutis no tema de Ciências Naturais. Mas, nessa primeira edição da categoria Acadêmico, inscrevemos sete livros e tivemos o de Fernando classificado entre os finalistas. São poucas as universidades do Nordeste que estão entre as finalistas, a maioria do Sudeste do Brasil, como a Universidade de São Paulo (USP), por exemplo”.

Além da classificação na premiação, Cidoval também comemorou o retorno das produções após o período difícil durante a pandemia. “Agora estamos vivendo um momento muito rico, editorialmente falando, das produções acadêmicas”, ressaltou o professor.

Por fim, na próxima quinta-feira (18), serão anunciados os cinco finalistas da categoria. Já a obra vencedora será apresentada em uma cerimônia oficial no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, no dia 6 de agosto.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 16 de julho de 2024.