Notícias

Mais de 2,7 milhões se inscrevem no Sisu

publicado: 16/01/2016 03h00, última modificação: 15/01/2016 21h17
Sisu_foto_ElzaFiuza_AgenciaBrasil.jpg

Sistema está disponível para acesso em dispositivos móveis - Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil

tags: sisu , prouni , enem

Janielle Ventura - Especial para A União

Um total de 2.712.937 candidatos se inscreveram este ano para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O prazo se encerrou na última quinta-feira. O número de inscrições chegou a 5.275.613, pois cada candidato pode fazer duas opções de curso. O resultado da chamada única será divulgado segunda-feira (18), na página do programa.

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) começarão no dia seguinte (19) e terminarão às 23h59 do dia 22. Apenas estudantes que não tenham diploma de curso superior podem concorrer a vagas do ProUni. O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ainda não divulgou seu cronograma.

Enquanto o Sisu oferta bolsas para universidades públicas, o ProUni disponibiliza bolsas para instituições de Ensino Superior privado. Algumas faculdades já revelaram a quantidade de vagas que estão oferecendo para o programa.

O Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), por exemplo, está com 363 vagas distribuídas para os 25 cursos ofertados pela instituição, em turnos diferentes. As graduações com os maiores números de ofertas são Direito e Engenharia Civil, com 117 e 52 vagas, respectivamente.

Já na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (Facisa), na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e na Escola Superior de Aviação Civil (Esac), elas foram contempladas ao todo com 115 bolsas do ProUni para o primeiro semestre de 2016, destinadas aos cursos das três instituições.

Inscrições

Para fazer a inscrição, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas, além de nota acima de zero na redação. Para prosseguir, será necessário informar o número de inscrição e a senha usados no Enem e o Cadastro de Pessoa Física (CPF). Ao se inscrever, o candidato pode fazer até duas opções de curso e instituição. Ela será feita via internet pelo endereço do ProUni.

Para concorrer à bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Estão dispensados dos requisitos de renda os professores em efetivo exercício do magistério da educação básica integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Eles concorrem exclusivamente a bolsas para cursos de Licenciatura.

O ProUni oferece a estudantes brasileiros de baixa renda bolsas de estudos integrais (100%) e parciais (50%) em instituições particulares de educação superior. Os candidatos são de Ensino Médio da rede pública ou da rede particular, estes na condição de bolsistas integrais da própria escola, e as pessoas com deficiência.

 

registrado em: , ,