Dia D de Multivacinação

Mais de 38 mil doses aplicadas na Paraíba

publicado: 27/02/2024 09h39, última modificação: 27/02/2024 09h39
Campina Grande, João Pessoa, Sapé, Sousa e Princesa Isabel foram os municípios que mais vacinaram
WhatsApp Image 2024-02-26 at 14.41.59.jpg

Campanha contou também com um mutirão de agentes de endemias e saúde para combater focos do mosquito Aedes aegypti - Foto: Secom-JP

por Fernanda Dantas* (Especial para A União)

O último Dia D contra a dengue e de multivacinação, realizado em toda a Paraíba através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), registrou a adesão de milhares de paraibanos. A campanha teve como objetivo conscientizar e orientar a população sobre os riscos das arboviroses, buscar focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya e ofertar vacinas para atualização do cartão de vacinação. Ao todo, foram aplicadas 38.806 doses de diferentes vacinas nos postos de saúde.

Os cinco municípios que mais vacinaram no sábado foram: Campina Grande (3.513), João Pessoa (2.777), Sapé (2.269), Sousa (1.156) e Princesa Isabel (1.099). Para os 14 municípios que compõem a Primeira Região de Saúde, foi oferecido também o imunizante Qdenga, a vacina contra a dengue, destinada a crianças e adolescentes na faixa etária de 10 a 14 anos. Nesse cenário, foram aplicadas 4.995 doses.

Também houve espaço para a atualização da caderneta de vacinação da criança e do adolescente e da Covid-19. Do número total, 11.302 foram para as vacinas bivalente e monovalente da Covid-19, enquanto 22.509 foram das vacinas de rotina.

Na capital paraibana, foram mais de duas mil doses aplicadas na campanha que durou o dia inteiro, estendida pelos cinco Distritos Sanitários de saúde. Os números apontam que no Distrito I, foram aplicadas 352 doses; 462 no Distrito II; 548 no Distrito III; 341 no Distrito IV e 465 no Distrito V.

Além disso, como em outros municípios do estado, foi feito um mutirão pelos agentes de endemias e de saúde, que passaram de casa em casa, orientando a população e realizando vistorias nas casas em busca de possíveis focos do mosquito. A ação foi em conjunto com o Governo do Estado, realizando um grande mutirão.

Vacinação Continua na Capital

Em João Pessoa, a promoção da vacina contra a dengue e a vacinação de rotina continua. Para ter acesso aos serviços, a pessoa deve apresentar no local de vacinação um documento oficial, Cartão do SUS e a caderneta de vacinação ou o cartão de vacina.

• Unidades de Saúde da Família (USFs), exceto as unidades Alto do Céu II, Roger III, Cruz das Armas IV, Anayde Beiriz e Jardim Planalto - Acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 12h às 16h
  • Policlínicas Municipais e Centro Municipal de Imunização - Acontece de segunda a sexta, das 8h às 16h.
  • Home Center Ferreira Costa - De segunda a sexta-feira, das 12h às 21h; no sábado, funciona das 8h às 16h.
  • Shopping Sul - De segunda a sexta-feira, das 12h às 21h; no sábado, funciona das 8h às 16h.
  • Shopping Tambiá - De segunda a sexta-feira, das 12h às 20h; no sábado, das 9h às 16h.

Governo do Estado faz alerta sobre a dengue

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), está alertando pais e responsáveis para a vacinação contra a dengue nos 14 municípios em que ocorrendo aplicação do imunizante. Em uma semana, foram aplicadas 3.223 doses, com cobertura de 3%, segundo dados oficiais do Ministério da Saúde (MS), extraídos em 26 de fevereiro de 2024, às 9h. A população alvo está estimada em 92.380 crianças e adolescentes e, até o momento, já foram distribuídas 37.040 doses.

De acordo com a chefe do Núcleo de Imunizações da SES, Márcia Mayara, a SES está realizando o monitoramento diário das doses aplicadas nos 14 municípios, por meio do sistema de informação de imunização do MS. Ela observa que os números refletem uma baixa procura da vacina nas unidades e alerta aos pais e responsáveis para levarem seus filhos em um posto de saúde.

Oferta

“Enquanto SES, recomendamos que, além da oferta das vacinas nos postos de saúde, os municípios tracem estratégia de vacinação para alcançar esse público, como por exemplo a vacinação nas escolas”, pontua.

Márcia Mayara lembra que essa é mais uma tecnologia que existe para a prevenção da dengue. Mas reforça que os cuidados precisam ser diários, pois os focos do mosquito Aedes aegypti, na grande maioria, são encontrados dentro de casa, quintais e jardins. Por isso a importância de as famílias não esquecerem que o dever de casa no combate ao mosquito é permanente.

A população alvo para a vacinação é formada por crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, que tem o maior número de hospitalização por dengue. O esquema é de duas doses com intervalo de três meses entre elas. Os critérios para a escolha dos 14 municípios foram aqueles de grande porte com alta transmissão nos últimos 10 anos, com predominância do sorotipo DENV-2 e com maior número de casos no monitoramento 2023/2024.

A vacina está sendo aplicada em João Pessoa, Santa Rita, Cabedelo, Bayeux, Conde, Caaporã, Sapé, Alhandra, Pitimbu, Cruz do Espírito Santo, Lucena, Mari, Riachão do Poço e Sobrado.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 27 de fevereiro de 2024.