Notícias

Mais um paciente do Hospital do Bem bate o sino da cura

publicado: 04/03/2020 11h07, última modificação: 04/03/2020 11h07
bb70ebbb-0b8a-4cd5-a202-cffe3bb22f00.jpeg

tags: CÂNCER , CURA , HOSPITAL DO BEM

 

No mês de prevenção e combate ao câncer de colo retal, um paciente do Hospital do Bem, de Patos, que escolheu a unidade para tratar da doença e, nesta terça-feira (03), recebeu a notícia da cura e bateu o sino que simboliza a superação da doença, comemorou junto à equipe do hospital o sucesso do tratamento. Walker Pinto, engenheiro agrônomo, que tem histórico familiar para neoplasia, fez cirurgia em João Pessoa, sua cidade de origem, mas, concluiu o tratamento adjuvante realizado no Hospital do Bem entre novembro de 2019 e janeiro de 2020.

O paciente explica que, ao receber o diagnóstico, levou um susto e até chegou a ficar deprimido alguns dias. “Essa é uma notícia que ninguém aguarda, mas Deus é tão poderoso que eu pedi a ele para me fortalecer e no dia seguinte eu resolvi encarar o tratamento”, contou ele, após tocar o sino. Para Walker, a escolha do Hospital do Bem foi um divisor de águas em seu tratamento. “Eu não conhecia o Hospital, mas minha filha que é estudante de Medicina sim e no primeiro momento que eu cheguei aqui, da recepção a sala de quimioterapia, passando pela doutora Nayhara e pela enfermagem, me deram uma atenção especial que eu jamais esperava receber num hospital público e com isso aí eu me fortaleci e vi que o Hospital do Bem funciona. Eu vim da capital para cá e aconselho qualquer pessoa que precisar venha também que não vai se arrepender”, disse Walker.

A oncologista Nayarah Castro lembra que é importante a realização da colonoscopia, especialmente após os 50 anos, ou mais cedo para quem tem histórico familiar da doença. “Esse exame de rastreio serve para detecção precoce de um problema, antes mesmo que os sintomas da doença se manifestem. Assim como tem a mamografia, que faz a identificação precoce do câncer de mama, a colonoscopia é de extrema importância para identificação precoce do câncer de colo retal”, alertou a médica.

Ainda segundo Dra. Nayarah, o tratamento do Sr. Walker previa um ciclo coadjuvante com sessões de quimioterapia, com previsão de oito ciclos, para prevenir a recidiva da doença. “Ele foi submetido a ciclos de quimioterapia, inicialmente, a gente previu oito ciclos, mas, devido a toxidade e diminuição da sensibilidade na ponta dos dedos, tivemos que interromper o tratamento no quarto ciclo. Daí, solicitamos um exame pet scan que identificou que não havia mais nenhuma evidência de atividade tumoral ou metabólica de doença neoplásica e hoje ele recebeu alta do tratamento oncológico e conseguiu bater o sino nos deixando muito felizes por mais essa vitória da saúde sobre a doença”, destacou Dra. Nayhara, que participou junto com outros funcionários do Hospital e com familiares do paciente deste momento simbólico.

A diretora geral do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, o qual o Hospital do Bem está vinculado, Liliane Sena, destaca que toda vez que um paciente toca o sino da cura, ecoa em toda a equipe a sensação de alegria e do serviço bem feito. “No Hospital do Bem nós não tratamos a doença, mas pessoas que chegam com um diagnóstico de câncer e que precisam acreditar que serão curadas, por isso, costumamos dizer que, além de cirurgias, medicamentos e cuidados, aqui nós distribuímos também esperança, amor ao próximo, atenção e carinho que são itens extremamente importantes para quem passa por um processo deste e quando nossos pacientes recebem alta no tratamento não só são eles e a família que se alegram, nós também ficamos muito contentes”, disse Liliane.