Notícias

Maus-tratos: shopping amarra corujas pelos pés em exposição sobre Harry Potter

publicado: 04/03/2018 19h43, última modificação: 04/03/2018 19h43
04-03-2018-F-corujas.jpg

Quatro corujas foram amarradas vivas na exposição ‘Casa dos Bruxos’, que remete aos ambientes retratados nos livros e filmes da franquia Harry Potter - Foto: Warner Bros. Pictures

tags: harry potter , corujas , maus-tratos , shopping , são paulo


Da Revista Fórum

Uma exposição no Shopping Eldorado, na zona leste de São Paulo (SP), causou forte repercussão negativa nas redes sociais, na última quarta-feira (28), a partir de uma denúncia feita pela apresentadora e ativista pelos direitos dos animais Luísa Mell. Quatro corujas foram amarradas vivas na exposição ‘Casa dos Bruxos’, que remete aos ambientes retratados nos livros e filmes da franquia Harry Potter.

A mostra, que estreou na semana passada, deixava as corujas presas de terça a domingo, das 10h às 22h. Luísa Mel classificou a atitude como “crueldade” e “maus tratos”. A partir de sua denúncia, milhares de internautas começaram a tecer críticas nas redes sociais, o que fez com que o shopping recuasse e anunciasse que retiraria as corujas da exposição.

Antes disso, no entanto, a empresa responsável pela mostra ‘Casa dos Bruxos’ informou, via assessoria de imprensa, que as quatro corujas que estavam no local são de criador autorizado pelo Ibama.

Quem também se manifestou pelas redes sociais repudiando o uso das corujas na mostra foi o deputado federal Ivan Valente (PSol-SP). “Tortura como espetáculo! Gostaríamos que fosse fake news, mas a página do Shopping Eldorado não desmente, aliás confirma a denúncia, emitindo uma nota oficial em que busca transferir a responsabilidade ao operador terceirizado”, escreveu o parlamentar.