Notícias

Menos consumidores quitam os débitos no comércio de JP

publicado: 19/09/2017 00h05, última modificação: 19/09/2017 08h41
comercio- M.RUSSO.jpg

Número de pessoas que conseguiram tirar o nome do SPC em agosto teve uma redução de 2,30%, segundo informações da empresa - Foto: Marcos Russo

tags: serviço de proteção ao crédito


Teresa Duarte

Quitar os débitos e deixar o nome limpo no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) tem diminuído entre os consumidores de João Pessoa e, conseqüentemente, tem diminuído as vendas à prazo no comércio varejista, já que com o nome sujo ninguém pode parcelar suas compras. O número de pessoas que conseguiram retirar seu nome da lista do órgão no último mês de agosto teve uma redução de 2,30% comparados com o mesmo período do ano passado, ou seja, em 2016, 5.590 pessoas tiveram exclusão do nome, enquanto que, neste ano, apenas 5.464 pessoas conseguiram quitar seus débitos.

Já o número de inclusão no sistema no último mês de agosto teve uma queda de 31.38% com relação ao mesmo período do ano passado, sendo registrados 6.799 neste ano para 9.933 nomes inclusos no sistema no ano anterior. De janeiro a agosto desse ano, foram incluídos 6.913 nomes do SPC, enquanto que no mesmo período do ano passado, foram incluídos 71.618 nomes, uma diminuição de 17.57%. Já a exclusão de janeiro a agosto desse ano, foi de 41.863 e do ano passado foi de 43.793, ou seja, uma diferença de 4.60%. Na opinião do diretor do SPC, Lindembergh Vieira, a exclusão dos nomes do SPC está atrelada ao aumento das taxas de juros cobradas pelos bancos que dificultam as condições para os pagamentos, sendo que estes podem chegar até 20% ao mês.

“No Brasil os juros são tão absurdos que torna a dívida uma bola de neve e sem condições de ser quitada”, destacou. De acordo com ele, a população tem os serviços do SPC à disposição e todo o acesso à informação é gratuito. “Para uma pessoa saber se seu nome foi incluso ou não no sistema, basta apenas dirigir-se à sede do órgão, desde que isso seja feito pelo titular do CPF”, informou.

Penalidades

Ter o nome inserido no SPC não é uma coisa boa porque isto significa muita dor de cabeça porque você fica com a fama de mal pagador na praça. Com o nome sujo, a pessoa fica impedida de fazer compras a prazo, financiamentos de automóveis, abrir conta em banco, ter talão de cheque e cartão de crédito, alugar uma casa ou apartamento através de imobiliária, entre outras restrições. Então, a pessoa fica sem crédito no comércio porque para efetivar qualquer venda a prazo o comerciante tem que fazer consulta no SPC.

Todas as lojas que trabalham e fazem crediário são associadas ao SPC. Então, a partir de 30 dias de atraso no pagamento da prestação o consumidor poderá ter seu nome incluído no SPC, isso vai depender do proprietário da loja. O devedor pode ser cadastrado a qualquer momento dentro do prazo de cinco anos a contar da data de vencimento da dívida. Atualmente, o maior índice de inadimplência está no setor dos cartões de créditos, pois ele é maior do que qualquer outro segmento. Quando a pessoa quita seus débitos, o nome dela é retirado de imediato no SPC. Assim que o devedor quitar seu débito, caberá ao credor comunicar imediatamente ao SPC a retirada do nome no sistema.

Saiba Mais:

SPC – a função do SPC é repassar informação para concessão de crédito, por isso a importância do registro de dividendos e da consulta ao banco de dados.
Como saber se seu nome está no SPC - as informações sobre os consumidores são prestadas de forma gratuita, basta apenas o titular do CPF dirigir-se à sede da CDL e saber se o nome consta no cadastro do SPC. Lá o consumidor inadimplente vai receber o extrato com os nomes de todas as lojas que esteja em débito. Onde fica o SPC em João Pessoa - O SPC fica localizado no prédio da Câmara de Diretores Lojista (CDL), na Avenida Treze de Maio, Centro. E funciona no horário comercial das 8hs às 18hs, de segunda-feira a sábado.