programa do estado

Nova gestão no Paraíba Pet de Campina Grande

publicado: 23/02/2024 09h00, última modificação: 23/02/2024 09h00
Jornalista Waléria Assunção tomou posse, ontem, como gerente operacional da Causa Animal do município
2024.02.22_posse waleria assunção_waleria  assunção © roberto guedes (191).jpg

“Que possamos unir forças no combate aos maus-tratos e em campanhas de adoção”, declarou Waléria Assunção - Foto: Roberto Guedes

por Taty Valéria*

Foi realizada na manhã de ontem, a cerimônia de posse da jornalista Waléria Assunção na função de gerente operacional da Causa Animal, em Campina Grande, quando irá coordenar o Programa Paraíba Pet em toda a região da Borborema. A solenidade aconteceu na sede da Gerência Operacional da Causa Animal, em João Pessoa, e contou com a presença da gestora do órgão, a protetora Fabíola Resende e do secretário de Estado da Saúde, Jhony Bezerra, que destacou a sensibilidade do governador João Azevêdo na pauta da defesa animal.

“Não só na saúde, na educação e na infraestrutura, mas agora no bem-estar animal, nos orgulha dizer que o Governo do Estado estará empenhado para que a Paraíba seja, também, referência no bem-estar animal. É um desafio grande, mas tenho certeza que vamos nos tornar um estado modelo na atenção com os animais”, disse o secretário, lembrando que apesar de ser a segunda maior cidade da Paraíba, Campina Grande carece de ações nesse sentido.

“Campina Grande é um município com total ausência de políticas públicas voltadas para o bem-estar animal. Waléria está no lugar certo e na hora certa, não tenha dúvida disso. Tenho certeza absoluta que ela fará um trabalho excepcional, juntamente com toda a equipe da gerência operacional, porque Campina Grande precisa”, disse o gestor. Já Waléria Assunção, anunciada como coordenadora do Programa Paraíba Pet no início do mês, destacou que a primeira linha de atuação será na castração.

“O programa se propõe ao combate aos maus-tratos contra os animais e tem como um dos eixos principais, a castração. Mas precisamos levar conscientização à população, precisamos que a as pessoas entendam que todo esse problema é nosso, é um problema da sociedade. Que possamos unir forças no combate aos maus-tratos, na conscientização, e em campanhas de adoção”, disse a jornalista e protetora. Já Fabíola Resende gerente operacional da Causa Animal na Paraíba, destacou o fortalecimento da Gerência com a chegada da nova gerente para a região da Borborema.

“Waléria vai assumir a Regional da Borborema, que compreende 41 municípios, precisamos estar fortalecidas e o governador João Azevêdo tem nos dado condições para realizar esse trabalho. Já temos dois Castramóveis e até o final do mês, vamos adquirir mais um veículo e até março, mais outro. Para todos nós que defendemos a causa animal é um avanço muito grande”, afirmou a gestora.

Programa Paraíba Pet

O Paraíba Pet tem o objetivo de promover os direitos, o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida dos animais, além de formar uma sociedade mais consciente e responsável em relação aos cuidados e proteção, bem como garantir acesso aos serviços veterinários essenciais, com foco na castração, nas ações de educação em saúde, na vacinação (disponibilizada pelo SUS) e no tratamento de doenças.

O programa é baseado nos eixos da educação em saúde; adoção responsável; parcerias e convênios com instituições de ensino e entes municipais; e castração de cães e gatos, com incentivo financeiro aos municípios paraibanos para a expansão do controle populacional dos animais e na execução de ações de educação em saúde.

A ação traz a implantação de dois castramóveis (ônibus adaptados) para atuarem junto aos profissionais credenciados para a promoção de castrações de maneira itinerante em todo o estado. Também estão sendo trabalhados projetos de cofinanciamento para expansão do controle populacional de cães e gatos e credenciamento de clínicas veterinárias para castração de felinos e caninos, além de outras políticas, como a implantação do disque-denúncia para comunicar maus-tratos e abandono de cães e gatos.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 23 de fevereiro de 2024.