por Sara Gomes*
Enquanto que os supermercados aguardam as distribuidoras de chocolate industrializados para encomendarem ovos de páscoa, os microempreendedores do ramo de confeitaria planejam a fabricação dos produtos, tabela de preços e estratégias de divulgação, para que na primeira quinzena de março a agenda de encomendas esteja aberta. A expectativa de vendas para a Páscoa 2022 é muito boa pois é uma época de grande fluxo de encomendas, afinal o chocolate é um produto de gosto universal.
A compra de ovo de Páscoa personalizado já virou tendência, o cliente escolhe tamanho, casca, recheio, adicionais e o produto fica exatamente como deseja. A proprietária da loja on-line Reino Doce, Patrícia Numeriano, explica que as pessoas preferem os ovos personalizados porque o sabor vai além da experiência que um produto industrializado.
“Fomos acostumados a pagar caro por um produto genérico. Depois que os clientes começaram a provar os ovos personalizados, as vendas aumentaram bastante. Nossa clientela é bem fiel pois a qualidade dos produtos é o diferencial”, afirmou a proprietária que atua no ramo há cerca de seis anos e se fortaleceu no digital diante do novo cenário. O funcionamento atual conta apenas com entrega a domicílio e retirada, com vendas feitas virtualmente.
Datas comemorativas importantes exigem uma organização prévia e planejamento desse segmento. O trabalho começa 60 dias antes da data, através da produção de fotos, tabela de preços, divulgação em redes sociais, definição de cardápio, escolha de embalagens que vão ser comercializadas e tudo que envolve o processo de venda. O catálogo será disponibilizado no dia 15 de março para que as pessoas façam o pedido com antecedência.
“Quem encomenda com antecedência recebe o produto exatamente como gostaria. Os clientes que deixarem para última hora, teremos opções de ovos já montados”, comparou.
Para presentear um familiar ou amigo nessa páscoa, a Reino Doce tem ótimas opções de lembrancinhas, a exemplo de cones trufados com embalagem de cenourinha, barras de chocolate, caixinha de trufas, bolo e cupcake de cenoura.
As novidades desta Páscoa são: ovo Bentô e ovo em pé com casca cravejada. A confeiteira Gislayne Borges explica que o Bentô já é tendência em bolos e muitas confeiteiras já estão trazendo para os ovos de páscoa.”O ovo Bentô, por exemplo, você consegue fazer desenhos e frases personalizadas. Já o ovo em pé não é tão recheado como o ovo de colher. A casca, normalmente, é lapidada com uma camada de amendoim por fora ou uma camada de chocolate fazendo mosaico. Essas duas opções vão ser bastante procuradas”, apostou.
Apesar do brasileiro adorar uma novidade, os tradicionais ovos de colher são campeões de venda. A Páscoa, na opinião de Gislayne, é um evento muito diversificado. “ Vendemos bem todo tipo de doce nessa época. Além do ovo de páscoa, é possível vender docinhos, trufas, brownie”, disse. Para consumo próprio, a confeiteira sugere a opção ‘Menu Degustação’, que são ovos pequenos de uma gramatura pequena para fazer degustação, dos sabores disponíveis no catálogo.
Supermercados
O presidente da Associação dos Supermercados da Paraíba( ASPB), Cícero Bernardo da Silva, informou que nenhuma distribuidora de chocolate industrializado procurou o segmento para oferecer a pré-venda dos produtos. As distribuidoras de chocolate devem apresentar a tabela de preços na próxima semana. “Quando fizermos as encomendas, os chocolates devem chegar 20 dias depois nos supermercados. Então, os supermercados devem ficar decorados com as gôndolas no final de março”, afirmou. Ele acredita que as vendas sejam um pouco menores que ano passado, pois o poder aquisitivo das pessoas diminuiu, embora o preço dos produtos tenha aumentado.
Pandemia impulsionou segmento de confeitaria
Assim como tantos outros profissionais, o segmento alimentício precisou se reinventar na pandemia, pesquisar novas necessidades e tendências do mercado para continuarem sobrevivendo. Na confeitaria também não foi diferente. O Reino Doce, por exemplo, passou a oferecer produtos mais diversificados, a opção delivery e aderiram várias plataformas para se inserir no mercado digital. “O período de pandemia foi uma mola propulsora para que pudéssemos nos reinventar e conquistar nosso espaço no novo formato de vendas”, relembrou.
A experiência de Gislayne Borges também foi positiva na pandemia. A procura por ovos de páscoa personalizados aumentou consideravelmente, principalmente no início, quando os supermercados estavam fechados. “A procura foi surpreendente, tanto pela qualidade dos nossos produtos. Tive uma clientela nova que conheceu meu trabalho pelo Instagram e indicação de amigos”, concluiu.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 03 de março de 2022