Dados são referentes ao primeiro semestre deste ano, segundo a Abecs

Pagamento por aproximação cresce 344,5% em seis meses

publicado: 08/09/2022 00h00, última modificação: 08/09/2022 11h07
thumbnail.jpg

Em junho, 33,4% das compras com cartões foram por aproximação - Foto: Foto: Thadeu Rodrigues

tags: ECONOMIA , cartão de crédito

por Thadeu Rodrigues*

O pagamento por aproximação com a utilização de cartões - crédito, débito e pré-pagos - apresentou crescimento de 344,5% no primeiro semestre deste ano, em comparação com igual período de 2021, conforme a Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços (Abecs). No período, houve a movimentação do montante de R$ 235,5 bilhões, em 4,6 bilhões de transações.

Em junho, 33,4% de todas as compras presenciais com cartões foram feitas por aproximação. A estimativa da Abecs é que até o final deste ano, metade das transações presenciais seja por aproximação. A entidade informa que o pagamento por aproximação é uma tecnologia que beneficia milhões de pessoas e comércios todos os dias, garantindo agilidade e segurança às transações, reduzindo filas e otimizando fluxos em lojas, serviços, transporte público e pedágios.

A Abecs destaca que o sistema de cartões no Brasil conta com amplo investimento em tecnologias de combate a fraudes, resultando em um ambiente seguro e conveniente aos consumidores. As empresas do setor adotam tecnologias de monitoramento inteligente, que identificam em tempo real o comportamento de uso dos cartões e detectam possíveis compras indevidas.
O modo de pagamento é seguro, mas requer cuidados, como visualizar o valor cobrado antes de realizar a operação, acompanhar o extrato da conta e o aplicativo pelo cartão de crédito. Em caso de perda ou roubo do cartão, bem como se houver indícios de transações indevidas, a Abecs recomenda que o cliente entre em contato imediatamente com a central de atendimento do cartão. Cada caso é analisado rigorosamente pelos emissores de acordo com suas políticas internas, seja em pagamentos por aproximação, seja em qualquer outra modalidade.

Função desabilitada
A advogada Kadjessica Soares desabilitou a função de pagamento por aproximação de seu cartão de crédito por questão de segurança. “No ano passado, clonaram meu cartão de crédito duas vezes. Embora não tenha sido por conta desta opção de pagamento, por segurança, eu só realizo compras inserindo o cartão de crédito com chip na maquineta e digitando a senha”.
A servidora pública Marília Gomes foi assaltada numa farmácia, em João Pessoa, e teve um prejuízo de R$ 500 com o roubo do cartão e a realização de compras por aproximação pelo ladrão. “Quem deixar a aproximação habilitada, é melhor reduzir o valor a uma quantia baixa, para que o prejuízo seja menor, em caso de assaltos”, recomenda.

O uso do cartão de crédito lidera na modalidade por aproximação, entre os demais tipos de cartões de pagamento, somando R$ 132,2 bilhões, com um acréscimo de 338,6%, sobre o primeiro semestre de 2021. No que se refere ao cartão de débito, a Abecs registrou R$ 63,9 bilhões em transações, com alta de 306,3%. O uso de cartão pré-pago por aproximação cresceu mais, 453,7%, tendo alcançado a quantia de R$ 39,4 bilhões.

Compras on-line
Quanto às compras pela internet, aplicativos e outros tipos não presenciais, também houve crescimento, no primeiro semestre deste ano. As operações com cartões de pagamento movimentaram R$ 338,5 bilhões no período, alcançando um crescimento de 32,7%. A modalidade de crédito dominou entre as compras remotas, como R$ 329 bilhões em operações e crescimento de 33,8%. O débito registrou R$ 5,2 bilhões e uma redução de 20,8%. Já o cartão pré-pago somou R$ 4,2 bilhões em transações, com alta de 66,6%.

Os valores movimentados nas três modalidades de pagamento com cartões – crédito, débito e pré-pagos cresceram 36,5%, no primeiro semestre do ano, somando R$ 1,6 trilhão. Neste ano, os brasileiros registraram uma média de 104 milhões de pagamentos com cartões por dia. A Abecs aponta a realização de 18,7 bilhões de transações no semestre, o que corresponde a uma elevação de 37,4% sobre o mesmo período do ano passado.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 8 de setembro de 2022.