Notícias

CONFERÊNCIA ESTADUAL

Paraíba define demandas da juventude

publicado: 27/10/2023 13h34, última modificação: 27/10/2023 13h34
Cerca de 300 jovens reúnem-se em João Pessoa para elaborar pauta que irá ajudar na construção de políticas públicas
CONFERÊNCIA-ESTADUAL-DA-JUVENTUDE-F-ORTILO-ANTÔNIO-(17).jpg

Evento, que está sendo realizado na Vila Olímpica Parahyba, foi aberto pelo vice-governador do Estado, Lucas Ribeiro - Fotos: Ortilo Antônio

por Anderson Lima* (Especial para A União)

Foi aberta, ontem, em João Pessoa, a 4a Conferência Estadual da Juventude, evento que tem como objetivo pautar as demandas da juventude paraibana para os próximos quatro anos. O evento se encerra hoje e está sendo realizado no ginásio principal da Vila Olímpica Parahyba.

Promovido pelo Governo da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), o encontro conta com a participação de aproximadamente 300 jovens de todas as partes do estado e irá eleger os delegados paraibanos para a Conferência Nacional, que acontecerá em Brasília, em dezembro deste ano.

Nesta quarta edição, o evento traz o tema “Juventude Construindo o Presente, Transformando o Futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem Viver” e promove debates relacionados ao Estatuto da Juventude e intervenções artísticas e culturais.

CONFERÊNCIA-ESTADUAL-DA-JUVENTUDE-LUCAS-RIBEIROF-ORTILO-ANTÔNIO.jpg
Vice-governador Lucas Ribeiro.

A conferência foi aberta, ontem, pelo vice-governador do Estado, Lucas Ribeiro. Ele contou que é motivado pelo sentimento de ser jovem e de nunca se conformar com o que hoje está posto. “É por isso que eu acho que a gente está aqui hoje, muitos de vocês vieram do Sertão, como de São Bento, Cajazeiras, de tantos lugares para construir um futuro, para debater temas essenciais que vão voltar no nosso futuro para tratar, discutir o bem-viver, esse sentimento, essa nova formação. Queremos uma sociedade mais justa, inspirada, por isso, hoje se inicia esse debate para escutar vocês, para a gente construir juntos o futuro da Paraíba e do Brasil. Eu quero participar desse debate, quero ouvir vocês e estar sempre à disposição”, completou o vice-governador do Estado.

A presidente da Associação Estudantil de Grêmios Técnicos do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Ariele Ferreira Souza Araújo, destacou que é a primeira mulher a presidir essa associação de luta, com apenas 19 anos, e que está bastante otimista com o novo comportamento do Governo Federal. “Nós acreditamos em uma juventude de qualidade, lutamos para que essa juventude tenha direito à educação, que tenha os seus direitos fundamentais garantidos pela constituição, e também lutamos para que mais espaços como esse sejam abertos e para que mais jovens possam alcançar e estar aqui participando junto com essa juventude que a gente vê que está muito entrosada”, declarou a estudante.

Ariele Ferreira contou, ainda, que o Governo Federal e o IFPB formam uma parceria onde é possível estabelecer uma juventude organizada. “Nós do Instituto Federal temos muita expectativa para a Conferência da Juventude. Temos oito anos sem conferência e queremos levar os jovens que lutam pelo coletivo de outros jovens e de estudantes para Brasília”, relatou.

A coordenadora de políticas públicas para a juventude do município de São Bento, Jeniffer Lima, pontuou que é um prazer muito grande representar o seu município na 4a Conferência da Juventude. “É muito satisfatório quando o Estado da Paraíba nos proporciona um evento desse, com falas da nossa juventude e com a participação dela, porque a gente sabe que a juventude é um povo meio que excluído das políticas. Então, com essa conferência, a gente busca lutar, interferir nos nossos direitos, lutar por eles, porque a gente sabe que está um pouco escasso, mas com fé em Deus e ajuda do governo a gente chega lá”, destacou.

O secretário-executivo da Juventude da Paraíba, Pedro Matias, esclareceu que a participação política e social no Estado brasileiro voltou e que após oito anos sem uma Conferência da Juventude, o presidente Lula, de maneira acertada, convocou a 4a Conferência para apontar um novo caminho para discutir a juventude.

“E o governador João Azevêdo, de maneira muito acertada, consolidando a prioridade do Governo da Paraíba, que são as políticas públicas de juventude, convoca a 4a Conferência Estadual de Juventude, e cá estamos nós lutando pela juventude paraibana, participação política, a efetividade de direitos e de bem viver, com saúde, cultura, lazer, esporte, além de emprego e o desenvolvimento econômico”, explicou Pedro Matias.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 27 de outubro de 2023.