Notícias

Paraíba tem 209 mil pessoas com diabetes, segundo o MS

publicado: 07/04/2016 07h25, última modificação: 07/04/2016 07h25
14479918224_94623624d1_b.jpg

O diagnóstico precoce, feito através do teste de glicemia, contribui para a prevenção da diabetes - Foto: Sam Azgor/Flickr

tags: diabetes , oms


Jadson Falcão
- Especial para A União

No ano de 2014, cerca de 422 milhões de pessoas viviam com diabetes em todo o mundo, número quatro vezes maior que em 1980, informou ontem a Organização Mundial da Saúde (OMS), em relatório divulgado para marcar o Dia Mundial da Saúde, comemorado nesta quinta-feira (7). Na Paraíba, segundo estimativas do Ministério da Saúde, 5,3% da população, ou 209.025 pessoas são diabéticas. Em João Pessoa, 37.197 pessoas, ou 4,7% da população têm a doença.
 
De 1980 a 2014, a porcentagem de adultos diabéticos no mundo saltou de 4,7% para 8,5%, o que consequentemente reflete um aumento dos fatores de risco associados à diabetes, como a obesidade e o excesso de peso.
 
Na Paraíba, a cada cem pessoas, pelo menos cinco têm diabetes. A estimativa preocupante é do Ministério da Saúde, e a tendência é que os números continuem crescendo. Em todo o estado, segundo estimativas oficiais, de 2014 para 2015, o total de diabéticos aumentou 20%. De acordo com a  Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba, de 2014 até agora, 3.648 óbitos foram registrados em decorrência da doença por toda a Paraíba, sendo 541 destes, somente em João Pessoa. No primeiro trimestre de 2016, o número de mortes ocasionadas pela diabetes já chega a 34 em João Pessoa, e a 212 no estado como um todo.
 
Para combater e prevenir a doença, a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba tem desenvolvido projetos de enfrentamento não só contra a diabetes, mas também contra a hipertensão e o câncer. As ações educativas de promoção da saúde e prevenção de doenças  são desenvolvidas com os profissionais que atendem na Atenção Primária da Saúde a fim de reduzir anualmente as mortes por esses agravos crônicos. Durante todo o ano são organizadas palestras, seminários, qualificações profissionais e ações enfatizando a importância de investigar e tratar a diabetes e outras doenças.
 
“A diabetes está aumentando. Já não é uma doença de países predominantemente ricos e a prevalência cresce constantemente em toda parte, principalmente nos países de rendimento médio”, destaca a diretora-geral da OMS no relatório. Mais de 80% das mortes por diabetes ocorrem em países de onde a população tem renda média ou baixa. 
 
No  Brasil, a situação é cada vez mais delicada. Entre os homens do país, 7,4% são diabéticos, e entre as mulheres, essa porcentagem é ainda maior: 8,8% das brasileiras são diabéticas. Somente no primeiro trimestre de 2016, quase 30 mil pessoas na faixa etária dos 18 aos 69 anos morreram no Brasil por complicações ocasionadas pela doença. Na faixa etária acima dos 70 anos, as vítimas já chegam a quase 43 mil. O diabetes aparece como responsável por 6% das mortes no país, mesma porcentagem de mortes por doenças respiratórias. 
 
Mais de 27% da população brasileira não pratica atividades físicas regularmente, o que aumenta exponencialmente o desenvolvimento dos fatores de risco associados à doença. Mais da metade da população brasileira encontra-se acima do peso, e 20% já atingiram a obesidade. 

A OMS mostra-se muito preocupada com a situação em todo o mundo, e estima que em 2030, o diabetes seja a sétima maior causa de mortes. Somente em 2012, foram 1,5 milhão de mortes causadas por diabetes no planeta.

A diabetes é uma doença crônica que tem dois tipos. No tipo 1, que ocorre em cerca de 5 a 10% dos pacientes, a pessoa nasce com uma predisposição genética ao problema e o pâncreas não é capaz de produzir insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo. No tipo 2, que atinge 90% dos pacientes, a doença é causada pela diminuição da secreção de insulina e por um defeito na sua ação no organismo, o hormônio não é usado eficazmente pelo corpo.

Prevenção

O diagnóstico precoce, feito através do teste de glicemia, contribui para a prevenção da diabetes. Hereditariedade, obesidade, infecções graves, cirurgias, gravidez, estresse, envelhecimento e sedentarismo são alguns dos fatores que concorrem para o surgimento da doença.

A recomendação para quem tem fatores de risco, como quem é obeso, ou tem familiares diabéticos, por exemplo, é de que faça o teste de glicemia venosa uma vez por ano.

Entre as complicações causadas pela diabetes estão a obesidade, cegueira, infecções, derrame cerebral, impotência sexual e insuficiência renal.

Os pacientes diabéticos podem ser atendidos e acompanhados nas Unidades de Saúde dos Municípios e, em caso de intercorrências, em qualquer hospital público ou privado.

10 Fatos sobre Diabetes:

1- Cerca de 422 milhões de pessoas em todo o mundo têm diabetes. A doença vem crescendo incrivelmente nos últimos 30 anos, e vem causando o aumento da obesidade e do sobrepeso.

2- Em 2012, a diabetes matou 1,5 milhão de pessoas ao redor do mundo. No mesmo ano, 2,2 milhões de mortes foram causadas pelo alto nível de glicose no sangue. Mesmo que os níveis de glicose não estejam suficientemente altos para que surja a diabetes, os riscos de doenças cardiovasculares aumentam bastante quando há muita glicose circulando no organismo.

3- Existem dois tipos de diabetes. No tipo 1, o pâncreas não é capaz de produzir insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo. No tipo 2, o hormônio é produzido mas não é usado eficazmente pelo corpo.

4- Um terceiro tipo de diabetes é a diabetes gestacional. Ela é causada pelo aumento da resistência à ação da insulina durante a gestação, levando aos aumento nos níveis de glicose no sangue, e pode persistir, ou não, após o parto. A causa exata da diabetes gestacional ainda não é conhecida.

5- O tipo 2 da diabetes é muito mais comum que o tipo 1. Ele aparece em 90% dos pacientes, mas dificilmente aparece em crianças.

6- Pessoas que têm diabetes podem viver de forma saudável quando a doença é diagnosticada e tratada. O controle da glicose no sangue através de uma dieta balanceada, aliada à exercícios físicos e a medicação necessária, garantem uma vida normal ao paciente.

7- O diagnóstico precoce e o tratamento são o primeiro passo para que o paciente diabético tenha uma vida saudável. Quanto mais tempo uma pessoa diabética viver sem o diagnóstico, mais sua saúde poderá piorar.

8- A maioria das mortes ocasionadas pela diabetes ocorrem nos países de rendimento médio e baixo. Nesses países, o acesso à tecnologia básica de enfrentamento à doença é muito limitado.

9- A diabetes é uma das principais causas de cegueira, amputação e falência nos rins em todo o mundo. Diabetes de todos os tipos podem levar à complicações como ataques cardíacos, derrames cerebrais e amputação de membros.

10- O tipo 2 da diabetes pode ser prevenido. Trinta minutos diários de atividade física moderada/intensa aliados à uma dieta saudável reduzem drasticamente o risco de desenvolvimento do tipo 2 da doença.

registrado em: ,