Notícias

PB realiza uma das maiores mostras têxteis do Brasil

publicado: 07/09/2017 00h05, última modificação: 07/09/2017 10h15
tear manual_secom4.jpg

Produção de redes de dormir chega a 12 milhões de unidades por ano e contribui com um PIB de R$ 308,6 milhões - Foto: Secom-PB

tags: expotêxtil


Conhecido como a cidade das redes de dormir, São Bento, chega a produzir 12 milhões de unidades por ano e contribui com um PIB de R$ 308,6 milhões, para o estado da Paraíba. Para celebrar a vocação empreendedora da cidade e promover novos negócios, será realizada a 1ª Expotêxtil, que começou no Dia Estadual e Municipal do Rendeiro,na última terça-feira, e segue até o próximo sábado (9). 

Segundo a gestora do projeto Indústria Têxtil do Sertão Paraibano, Socorro Félix, a Expotêxtil terá mais de 30 estandes com exposição de produtos e uma vasta programação com “Rodadas de negócios, seminários, oficinas, desfile de moda, mostras culturais e shows”. O evento traz ainda a 1ª Feira de Negócios e Empreendedorismo da Paraíba (Fenemp), organizada pelo Governo do Estado através do Programa Empreender PB. “A Expotêxtil surgiu com o intuito de ampliar o acesso ao mercado, promovendo o intercâmbio entre fornecedores e empreendedores de todo o país”, explica, Socorro Félix.

Inovação e tecnologia também estarão em destaque no evento. De acordo com Antônio Felinto Neto, gerente de Desenvolvimento Setorial do Sebrae Paraíba, o setor têxtil no estado está em processo de transformação. Segundo Felinto, as redes são vistas como objeto de decoração, e explora bem esse mercado. Outro destaque é a ampliação da variedade da produção para atender o segmento de cama, mesa e banho, ilustra o gerente do Sebrae. “Temos qualidade suficiente para sermos competitivos com grandes indústrias nacionais”, aponta Felinto.

Socorro Félix informou ainda, que através de consultorias em design de produtos, foi elaborada uma nova coleção para dez empresas têxteis. “Os frutos deste trabalho serão apresentados na Expotêxtil, em um showroom e em um desfile com as 10 empresas participantes”, disse a gestora do Sebrae. Esta consultoria foi desenvolvida através do programa Sebraetec, cujo objetivo é promover o acesso das micro e pequenas empresas à inovação tecnológica. Além disso, o projeto valoriza a cultura local e o aumento do fluxo turístico para a região. A ideia também fortalece o desenvolvimento socioeconômico e cultural de todo o Sertão paraibano.

Histórico

A vocação do município de São Bento na produção têxtil foi percebida em 1929, de acordo com o prefeito Jarques Lúcio. A feira livre era organizada num barracão e se tornou um mercado público, onde se “desenvolvia e viabilizava economicamente o local”.

Foi onde surgiram as primeiras peças feitas de tecido, uma tradição da cidade. Depois, várias casas surgiram e pequenas indústrias de redes de dormir começaram. São Bento cresceu em pouco tempo e é conhecido como o quarto município mais populoso do Sertão paraibano, atualmente com mais de 33.800 moradores, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tendo se transformado em polo de empreendedorismo, com capacidade de gerar emprego e renda nos negócios das redes.

registrado em: