Notícias

autoestima feminina

Pele madura requer mais cuidados

publicado: 24/03/2025 09h13, última modificação: 24/03/2025 09h18
Bem tratada, ela potencializa o resultado final da aplicação da maquiagem, com execelentes resultados

por Sara Gomes*

Maquiadora Rebeca Ribeiro, durante procedimento de maquiagem profissional com uso de técnicas eficientes para clientes com cútis madura | Foto: Carlos Rodrigo

A maquiagem para pele madura vem ganhando força à medida que mulheres mais velhas se libertam de padrões estéticos impostos pela sociedade e buscam, cada vez mais, produtos e técnicas que valorizem sua beleza natural. Além disso, a maquiagem melhora a autoestima e a confiança para mulheres nessa fase da vida. Porém, para alcançar um resultado satisfatório, os cuidados com a pele são fundamentais.

Segundo a maquiadora Rebeca Ribeiro, as clientes de pele madura preferem maquiagens embelezadoras, aquela beleza sutil que fica bonita sem exageros. “Olhos levemente marcados, pele mais suave, com brilho natural da hidratação, e base. Então é possível realçar a beleza sem exageros”, disse Ribeiro, que também é especialista em maquiagem beauty.

A pele madura requer um olhar cuidadoso do profissional. A maquiadora comenta algumas técnicas utilizadas para suavizar os sinais do envelhecimento. Na pré--maquiagem, por exemplo, o ideal é utilizar um hidratante mais potente, uma vez que a pele 50+ geralmente é mais seca. Outra dica é escolher uma base de fórmula mais fluida, com cobertura mais luminosa, proporcionando um efeito viçoso na pele. “Na área dos olhos, optamos por cores mais clássicas, como marrom, nude ou dourado. Deve-se evitar sombra preta porque a pálpebra da pele madura tende a ser mais caída, deixando o olhar mais fechado”, orientou.

Para Rebeca Ribeiro, a maquiagem em uma pele madura é sempre um desafio, especialmente quando a cliente não possui uma rotina de cuidados com a pele. “Uma pele com a hidratação ideal e com viço estará preparada para receber a maquiagem, absorvendo melhor o produto e com mais durabilidade. Isso influencia positivamente no resultado porque diminui a necessidade do uso de produtos muito pesados, que poderiam evidenciar o que a cliente quer esconder: as famosas ruguinhas”, disse. Ou seja, o profissional e os produtos podem ser excelentes, mas, se a pele não estiver preparada, a maquiagem não terá um resultado satisfatório. “É importante que a cliente saiba que o trabalho final da maquiagem depende, exclusivamente, de sua dedicação com a pele. São várias camadas aplicadas gradativamente, então, se a pele não estiver bem cuidada, só vai evidenciar as imperfeições”.

Cuidados precoces

Dermatologista Isabelle Santiago | Foto: Laette Neto/Divulgação

Depois dos 45 anos, em média, o corpo feminino começa a sofrer diversas alterações devido à chegada da menopausa. Uma das principais mudanças, segundo a dermatologista Isabelle Santiago, especialista em estética, é a perda de elasticidade, em decorrência da diminuição na produção de colágeno e elastina. “Na menopausa a pele fica mais fina, frágil e ressecada. Por isso é tão importante o gerenciamento do envelhecimento precocemente para minimizar os danos”. As manchas também são bastante comuns, muitas vezes ocasionadas pela exposição prolongada ao sol ao longo dos anos.

Para uma pele com viço, a dermatologista Isabelle Santiago recomenda adotar uma rotina de cuidados específicos com a pele, além de práticas saudáveis, entre elas: beber água, manter a pele hidratada com produtos específicos e adequados à necessidade da pele, também é recomendável evitar fumar, uma alimentação saudável e uma boa qualidade do sono.

Esse é o caso da administradora Márcia Medeiros, de 71 anos. Desde que se aposentou, intensificou o cuidado com a saúde. Atualmente, pratica atividades físicas, a exemplo de pilates e musculação, como também prioriza uma alimentação saudável. “É fundamental construir nossa poupança de saúde”, afirmou. Sua rotina de cuidados é inspirada na trajetória de sua mãe, hoje com 100 anos. “Ela sempre foi muito ativa e vaidosa, caminhava diariamente na orla de Cabo Branco até os 94 anos. Um exemplo de longevidade e lucidez”, disse.

Administradora Márcia Medeiros, de 71 anos, intensificou seus cuidados nesses procedimentos

O olhar cuidadoso de Márcia com a saúde se estende à pele. Sob orientação de sua dermatologista, ela utiliza produtos específicos para sua pele como também evita dormir de maquiagem, utilizando protetor solar diariamente. “De manhã, lavo o rosto com sabonete líquido, coloco hidratante e filtro solar. À noite, lavo o rosto, depois utilizo tônico facial e finalizo com os hidratantes para a área dos olhos, facial e o protetor labial. Além disso, não abro mão do hidratante corporal”.

Esse zelo pela saúde é tão inerente a sua rotina que, mesmo em dias cansativos, não deixa de cuidar de si. “Eu costumo dizer que a academia é minha terapia. Em relação à pele, eu só consigo relaxar e dormir depois de fazer minha skincare”, destacou. Além dos cuidados pessoais, Márcia realiza aplicação de colágeno com sua dermatologista de confiança. “Minha médica aplica colágeno, mas de forma muito sutil. Eu sempre digo que quero me olhar no espelho e continuar me reconhecendo”.

 Em relação à maquiagem, Márcia procura um serviço profissional quando é convidada para um evento formal, como casamento ou festividades. Ela prefere transformações sutis que enaltecem a sua beleza natural, mas no cotidiano realiza uma produção mais básica. “Se for de manhã, coloco o protetor solar de cor e um pó, finalizando com um batom. Mas, se vou a um restaurante, por exemplo, capricho um pouco mais: coloco base, pó, rímel, blush e batom”, afirmou.

Segundo a dermatologista, as principais demandas de pacientes com pele madura, em seu consultório, são centradas em melhorar o viço e a qualidade da pele de maneira geral. Por outro lado, aumentou a procura para fazer procedimentos estéticos, com resultados naturais e duradouros. “Minhas pacientes me procuram para melhorar a textura da pele e tratar as manchas, tanto faciais como corporais. Como também para elaborar uma rotina de skincare”.  Quanto aos procedimentos estéticos, a especialista explica que existem quatro pilares da beleza: toxina botulínica, preenchimento a base de ácido hialurônico em pontos estratégicos, bioestimuladores de colágeno e tecnologias, além dos cuidados com a saúde.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 24 de março de 2025.