Uma pesquisa desenvolvida na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi premiada como a melhor dissertação de mestrado do país, em sua área, no XXIV Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS) 2025, que está sendo realizado até hoje, em São José dos Campos.
O estudo, de autoria de Thiago Moura e orientado pelos professores Everton Alves e Cláudio Baptista, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, apresenta o Cytestion, uma ferramenta inovadora para testes automatizados de interfaces gráficas (GUI) em aplicações web.
“Diferentemente de soluções tradicionais que dependem de scripts manuais, o Cytestion utiliza uma abordagem sistemática e progressiva, capaz de explorar a interface da aplicação de forma automática. Durante a execução, a ferramenta identifica falhas com base em mensagens de erro, códigos HTTP e registros de console, tornando o processo mais eficiente e preciso”, explica Cláudio Baptista.
O pesquisador observa que testes empíricos realizados com quatro aplicações de código aberto e 20 aplicações industriais mostraram que o Cytestion supera ferramentas do estado da arte na detecção de erros e no tempo de execução dos testes, destacando-se como uma solução robusta para empresas que desenvolvem sistemas web em larga escala.
A pesquisa foi desenvolvida no Laboratório de Sistemas de Informação (LSI) da UFCG, no âmbito de um projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) financiado pela empresa Synchro, referência no setor de automação fiscal e tributária.
Atualmente, Thiago Santos Moura é aluno de doutorado na Ruhr-Universität Bochum, na Alemanha, onde segue aprofundando sua pesquisa, e continua vinculado ao LSI na continuidade da colaboração científica em projeto com a Synchro.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 7 de novembro de 2025.