A revitalização da cultura de laranja tangerina no município de Matinhas, no Brejo paraibano, está entre as prioridades de um plano de gestão da administração municipal com o apoio do Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer) e outros parceiros. A proposta é fazer com que a região toda seja contemplada, visando proporcionar o aquecimento da economia, garantindo mais renda para as famílias agricultoras e incremento da comercialização da produção.
Essas medidas foram adotadas depois da constatação de que ocorreu uma sensível redução na produção de laranja em safras anteriores. Mesmo com a redução da área de produção, motivada pelas estiagens em anos anteriores, o município de Matinhas é o maior produtor de tangerina do Nordeste, conforme as estatísticas do IBGE de 2022, com 70 toneladas por ano.
Na perspectiva de revitalização da cultura da laranja tangerina, estão sendo realizados o 17º Festival Nacional da Tangerina e o 8o Seminário do Festival Nacional da Tangerina, até domingo, dia 20. Os eventos são promovidos pela prefeitura municipal e têm a parceira do Governo do Estado, por intermédio da Empaer e de outros parceiros, como o Senar, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, o Governo Federal, entre outros.
Na quarta-feira, dia 16, aconteceu o Seminário que teve como tema “Desafios e perspectivas para a produção de mudas e propagação de qualidade na citricultura do Brejo paraibano”, com palestra das professoras da Universidade Federal da Paraíba, campi de Areia e de Bananeiras, Rejane Maria Nunes Mendonça, Raunira da Costa Araújo e a doutoranda em Agronomia, Magaly Morgana Lopes.
Elogios
A assistente social Hosana Pereira Gonçalves, que representou a diretoria da Empaer, ressaltou a participação da empresa no evento
Estudantes das disciplinas dos campi da UFPB de Areia e Bananeiras, das Escolas Técnica Integral Estadual de Lagoa Seca e de Matinhas, e mais agricultores que trabalham com a produção de laranja local e dos municípios de Serraria e de Remígio estavam presentes ao Seminário e participaram de toda a programação da quarta-feira.
Para o prefeito de Matinhas, Benedito Braz, a Festa da Laranja destaca-se por ser um evento que conta com a participação do produtor rural, que atrai o turista interessado em turismo rural e desperta a comunidade local para o cultivo de laranja, que se constitui na principal atividade do município. “É muito bom poder, mais um ano, realizar um grande evento, mantendo a tradição e festejando a nossa maior riqueza que é a laranja”, ressaltou Braz
O extensionista Sandro Garcia lembrou que, como se trata de uma atividade de base familiar, pelo menos 1.200 pessoas trabalham no cultivo e na colheita da laranja, representando 76% da população do município que vive na Zona Rural. Na Zona Urbana, no comércio e em serviços, pelo menos 420 empregos são gerados no trabalho ligado diretamente à produção de laranja.
Um grupo de extensionistas e pesquisadores da Gerência Regional da Empaer em Areia esteve presente ao Seminário. A assistente social Hosana Pereira Gonçalves, que representou a diretoria da Empaer, ressaltou a participação da empresa no evento, porque permite a troca de experiência entre técnicos e agricultores visando, cada vez mais, ao fortalecimento desse importante segmento produtivo.
A festa, que é realizada no Parque da Laranja, permite a discussão sobre o melhoramento da produção, a introdução de tecnologias de pós-colheita, o tratamento e manejo de frutas para os agricultores como forma de consolidar um mercado e a garantia de renda para todos.
Na parte da tarde, após almoço no Sítio Cachoeira do Gama, aconteceu a oficina de enxertia e visita na área de produção. Ontem, a programação teve continuidade com a participação das escolas em gincanas e, hoje, as palestras são voltadas para o estímulo ao turismo rural. A proposta é a transformação de propriedades rurais em destino turístico lucrativo, com palestra do secretário de Turismo Wilker Muniz.
A programação do evento constou, ainda, do uso múltiplo da tangerina, da gastronomia e do concurso da Rainha da Tangerina. Apresentações musicais e culturais marcam a programação da festa, que termina no domingo (20).
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 18 de outubro de 2024.