A Livraria A União, conhecida como a “Casa da Literatura Paraibana” e localizada no interior do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, passa a homenagear no seu nome o poeta Juca Pontes. Através da Lei nº 12.836, publicada na edição de ontem do Diário Oficial do Estado, o local passa a se chamar Livraria A União Poeta Juca Pontes.
O projeto de lei que alterou o nome da livraria foi apresentado pelo deputado estadual Tovar Correia Lima, que conhecia Juca Pontes e o seu trabalho como produtor cultural, editor e escritor. A proposta surgiu como uma forma de homenagear e eternizar a trajetória de vida do poeta e jornalista. Está sendo providenciada a adaptação do novo nome na fachada da livraria.
A diretora-presidente da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), Naná Garcez, considerou a homenagem justa. “Eu, como jornalista e como uma pessoa que conhecia há muito tempo o Juca, acho que foi uma justa homenagem, porque ele, como escritor e como editor, era extraordinário, cuidadoso com os livros que ele produzia, ora com caixa, ora com alto relevo, ora com ilustrações belíssimas. Juca era um grande editor, poucos conseguem. Era de uma preciosidade fantástica, cuidadoso no uso das palavras, na edição, na forma de editoração”, relatou.
O diretor de Mídia Impressa da EPC, William Costa, contou que se trata de uma homenagem a um personagem importante da cultura paraibana e lembrou que Juca Pontes era poeta, escritor, editor e jornalista.
“Uma personalidade que deixou a marca muito forte, tanto na poesia, como na edição de livros, e também como jornalista. Então, é uma justa e merecida homenagem a esse personagem extraordinário que construiu uma bela trajetória na cultura paraibana. A Livraria A União, agora casa do poeta Juca Pontes, de certa maneira, imortaliza o nome desse personagem tão importante da nossa cultura”, completou.
"Uma livraria com seu nome representa toda uma vida dedicada aos livros, à sua poesia e à produção editorial. Em especial por ser localizada no Espaço Cultural" - Maíra Pontes
Filha de Juca Pontes, a arquiteta Maíra Pontes destacou que é uma alegria muito significativa receber a notícia da homenagem ao seu pai. “Uma livraria com seu nome representa toda uma vida dedicada aos livros, à sua poesia e à produção editorial. Em especial por ser localizada no Espaço Cultural, lugar que recebia sua atenção e frequência ao longo de todos esses anos como cidadão pessoense, durante os inúmeros eventos culturais. Essa homenagem transborda toda sua essência enquanto profissional e pessoa, instigador da leitura e das artes, cultivador da afetuosidade. Para nós, fica a enorme permanência memorial e física de seu amoroso legado”, pontuou Maíra Pontes.
Já Iam Pontes, filho de Juca, que seguiu os passos do pai como jornalista, editor e produtor cultural e, chefe da Divisão de Literatura da Fundação de Cultura de João Pessoa (Funjope), falou que homenagear o seu pai, colocando o nome dele em uma livraria que Juca tanto amava e frequentava, tem um valor enorme, sobretudo pelo seu legado no campo literário e cultural no estado paraibano.
“Sinto-me imensamente emocionado por mais uma homenagem ao meu pai, uma grande alegria me acometeu a tomar conhecimento de tal ato. Quero agradecer ao deputado estadual Tovar Correia Lima pela autoria desta belíssima homenagem, que denomina ‘poeta Juca Pontes’ a livraria de A União do Espaço Cultural. Consigno, em especial, minha eterna gratidão ao governador João Azevêdo por ter sancionado a lei”, contou Iam Pontes.
Saiba Mais
Juca Pontes nasceu em Campina Grande, em 1958, e há mais de 30 anos morava em João Pessoa. Ele editou uma série de livros em quadrinhos sobre a vida de renomados autores paraibanos, como Augusto dos Anjos e Ariano Suassuna. Publicou vários livros de sua autoria, como “Ciclo vegetal”, “Mar do olhar”, “Ranhuras do corpo” e “As flores do meu jardim”.
Juca foi responsável por projetos marcantes, como: Jornal Oficina Literária e Caderno Paraibano de Cultura, além das revistas Presença Literária e Educação e Cultura. Durante a pandemia do coronavírus criou o projeto Livro Live, sempre buscando alternativas de divulgação para o meio literário. O poeta paraibano faleceu em abril deste ano, aos 64 anos, em decorrência de um infarto.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 19 de outubro de 2023.