Cerca de cinco mil pessoas devem comparecer à Festa da Divina Misericórdia no próximo domingo(7), a partir das 8h, no Ginásio do Colégio Pio X, em frente à Praça da Independência. A programação inclui palestras, louvores, Oração do Terço da Misericórdia, adoração e benção do Santíssimo, confissão e aconselhamento espiritual. A missa de encerramento será presidida, às 17h, pelo arcebispo metropolitano da Paraíba, Dom Manoel Delson. A entrada é 1kg de alimento não perecível, encaminhado para duas instituições sociais: a Instituição de Longa Permanência para Idosos, a Aspan); e a Associação Beneficente São José, que trabalha com jovens e famílias em situação de vulnerabilidade social.
Os palestrantes serão: Padre Sandro dos Santos, Padre Jeferson, Irmã Gabriela Braz. A presença da Irmã Zélia Garcia, missionária da Tv Evangelizar, é um dos destaques da programação.“Ela pertence à comunidade Copiosa Redenção. A Irmã Zélia é uma ministra de cura e libertação muito conhecida no meio católico, sendo a primeira vez que ela vem ao Nordeste”, informou a Irmã Gabriela, integrante da organização. Será montado também uma estrutura no evento com livrarias, lanchonetes e banheiros para abrigar o público.
O tema deste ano, “Eu as curarei e os fortalecerei”, foi inspirado no Diário de Santa Faustina, no escrito 206. A integrante da organização, irmã Gabriela Braz, da Comunidade Consolação Misericordiosa, explica que a Festa da Divina Misericórdia foi criada a partir de uma revelação que Jesus Cristo fez à Santa.
“Mesmo sem saber ler e escrever, Jesus Cristo pediu a Santa Faustina que registrasse no seu diário tudo que revelaria a ela. Esse tema é na verdade o que o senhor promete realizar na Festa da Misericórdia: ’Na minha festa, na festa da Misericórdia irás percorrer o mundo inteiro e trarás as almas que desfalecem para a fonte da minha misericórdia. Eu as curarei e as fortalecerei. Assim, Jesus promete curar e fortalecer aqueles que sofrem, a cura através do seu amor”, declarou.
Devoção
Instituída pelo papa São João Paulo II em abril de 2000, a Festa da Misericórdia é celebrada no 20 domingo de Páscoa. A devoção teve início na década de 30, em que Santa Faustina Kowalska recebeu um pedido de Cristo através de revelação: deveria pintar um retrato d’Ele para ser abençoado.
A Consolação Misericordiosa propaga a devoção à Divina Misericórdia desde 1984. O “Terço da Misericórdia”, às 15h, transmitido diariamente pela Consolação. Esta é uma das cinco formas de se praticar a devoção.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 03 de abril de 2024.