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Procon-PB realizou mais de 9 mil atendimentos em 2015

publicado: 03/02/2016 03h00, última modificação: 02/02/2016 20h35
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Ao todo, foram 24.689 atendimentos ao longo do ano de 2015 - Foto: Walter Rafael/Secom-PB

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O Procon estadual realizou um total de 9.338 atendimentos durante o ano de 2015. A informação está contida no Boletim Sindec 2015 (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor), que traz uma breve análise sobre as reclamações levadas a estas instituições, divulgada no início desta semana pelos Procons de todo o Brasil em parceria com a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ).

Na Paraíba, atualmente quatro Procons encontram-se integrados ao Sindec. Ao todo, foram 24.689 atendimentos em 2015. Além dos atendimentos pelo Procon/PB, que atualmente conta com uma sede em João Pessoa e mais nove núcleos espalhados pelo estado, ainda houve os atendimentos das instituições municipais: João Pessoa (11.295), Campina Grande (3.238) e Cabedelo (718).

O boletim também informou as dez empresas com maior número de reclamações durante o ano passado. Em primeiro lugar, está a Oi Fixo/Celular com 3.376 reclamações, seguidas pela Claro/Embratel/Net, com 1.577; Itaú, com 1.563; Sky, com 1.318, Bradesco, com 1.054; Armazém Paraíba, com 944; Tim/Intelig, com 851; da Energisa Paraíba, com 760; Caixa Econômica Federal, com 662; e, em décimo lugar, a Vivo/Telefônica/GVT, com 649.

O Boletim Sindec permite à sociedade o acesso a informações sobre as empresas mais demandadas nos órgãos públicos de defesa do consumidor e os principais problemas apresentados, de forma a orientar o consumidor na escolha de produtos e serviços. Além disso, incentiva os fornecedores a aprimorar o atendimento ao consumidor, a qualidade dos produtos e serviços ofertados, e garante o permanente controle social sobre o mercado de consumo, com vistas a seu aperfeiçoamento.

O Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor é o sistema informatizado que integra o atendimento realizado por Procons de 26 estados, o do Distrito Federal e de 400 municípios. Como vários destes Procons contam com mais de uma unidade, o Sistema abrange 683 unidades espalhadas por 531 cidades brasileiras. Esses Procons atendem uma média mensal de 220 mil consumidores. A lista completa de Procons integrados e sua respectiva data de integração podem ser consultadas no site: http://portal.mj.gov.br/SindecNacional/.

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