Notícias

destaque nacional

Professora da Paraíba é referência em ensino da matemática

publicado: 04/09/2025 09h05, última modificação: 04/09/2025 09h05
ef4818ac-96a6-4654-b46a-5c251c069985-Foto-segunda-matéria.jpg

Visita ocorreu a convite do diretor do LNCC, Fábio Borges, que recebeu a comitiva de Paulista | Foto: Divulgação/LNCC

O Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), em Petrópolis (RJ), unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), recebeu, nos dias 21 e 22 de agosto de 2025, a visita da professora Jonilda Alves Ferreira, da cidade de Paulista, na Paraíba. A docente é  reconhecida no Brasil por seu trabalho de excelência na preparação de estudantes para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Acompanhada de suas alunas e medalhistas Maria Vitória e Myllena Helen, da Escola Municipal de Ensino Fundamental  Cândido de Assis Queiroga, de Paulista, a professora conheceu toda infraestrutura do LNCC.

A visita ocorreu a convite do diretor do LNCC, doutor Fábio Borges, que recebeu pessoalmente a comitiva de Paulista, um pequeno município de 12 mil habitantes no Sertão da Paraíba. Jonilda desenvolve na cidade um projeto de preparação para Olimpíadas Científicas, em parceria com a Secretaria de Educação local, que tem transformado a vida de jovens estudantes por meio da Matemática.

Durante os dois dias de imersão científica, a professora e suas alunas foram apresentadas às pesquisas de ponta desenvolvidas no LNCC, em áreas como modelagem matemática, biomedicina e computação quântica. A equipe teve a oportunidade de conhecer de perto o supercomputador Santos Dumont, o mais potente computador para uso científico da América Latina, e entender seu papel no avanço da ciência e tecnologia no país.

O encontro, faz parte dos esforços do LNCC para a divulgação científica e popularização da ciência e também abre portas para futuros projetos de colaboração. O Dr. Fábio Borges e outros servidores da instituição prestigiaram a presença da docente e de suas alunas, reconhecendo o trabalho da professora Jonilda Alves Ferreira como fundamental para o fomento de novos talentos nas áreas de Ciências Exatas no Brasil. A visita simboliza a união entre a excelência no ensino de base e a pesquisa de vanguarda, mostrando como o conhecimento gerado em uma cidade do Sertão paraibano pode colaborar para impulsionar o futuro da tecnologia nacional.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 4 de setembro de 2025.