Profissionais cubanos deixam programa Mais Médicos na PB

publicado: 08/11/2016 00h05, última modificação: 07/11/2016 20h06
1 MÉDICOS CUBANOS DEIXAM A PARAÍBA - ( Foto Edson Matos )   (84).jpg

Em despedida no aeroporto Castro Pinto, médicos cubanos relataram a importância do exercício da prófissão em áreas de acesso difícil - Foto: Edson Matos

tags: mais médicos , médicos cubanos , paraíba

Rodolfo Amorim
- Especial para A União

Após três anos em solo brasileiro, 47 médicos cubanos deixaram a Paraíba nesta última segunda-feira (7). Destes profissionais da saúde, 26 embarcaram às 11h, no Aeroporto Castro Pinto, diante da presença de representantes da Secretaria de Estado da Saúde e da Associação José Marti, que prestaram homenagens e se despediram efetivamente da comissão cubana. Eles fazem parte do Programa Mais Médicos, criado pelo governo federal, com o objetivo de melhorar os serviços de saúde na assistência básica.

Uma carta de agradecimento foi enviada pela Secretaria de Estado da Saúde como forma de reconhecer o trabalho prestado na Paraíba, que, segundo a coordenadora da comissão do Programa Mais Médicos em João Pessoa, Rosiani Videras, foi de muita importância para os cidadãos. Os médicos cubanos vieram ao Brasil numa missão, para realizarem suas funções durante três anos, e com o período do contrato encerrado, eles retornam à terra natal para continuarem seus trabalhos na medicina.

Rosiani disse ainda, que não houve uma renovação para que os mesmos profissionais continuassem: “O projeto deve sim permanecer, mas com reposição de outros médicos cooperados, assim chamados os médicos cubanos. A previsão é de que em dezembro, novos médicos cheguem ao Brasil”, afirmou. De acordo com Rosiani, nesse período em que os municípios estão sem médicos, o gestor pode contratar, temporariamente, novos clínicos gerais para o atendimento, mas com a certeza de que a reposição será feita.

“A nossa realidade de saúde estava num momento difícil, e com esse programa de médicos cubanos, houve uma melhoria, principalmente nas áreas de zona rural, onde a população necessita ainda mais. A relação entre Brasil e Cuba é de irmandade, de povo em desenvolvimento e de muito respeito, então, esse programa foi uma oportunidade para eles fornecerem seus conhecimentos”, conta a dirigente da Associação José Marti, Paula Frassinete. Ela disse ainda que alguns médicos já retornaram ao seu país de origem.

“Foi uma experiência inesquecível, foi algo maravilhoso. A gente cresce como profissional, conhece culturas diferentes, ajuda as populações desassistidas. Foi bom porque eles sentiram na pele o atendimento, pois era necessário que eles conhecessem um tipo de medicina mais humana. Pudemos ter êxito em vários aspectos da saúde básica, isso com certeza vai ter reflexo futuramente”, conta o médico Ernesto Escalona, que atuou, durante os três anos, no município de São Sebastião do Umbuzeiro. Ele acrescenta que se sente muito feliz ao saber que pôde contribuir para essa medicina humana, além de científica.

Yenisel Charadan é médica há 24 anos. Ela conta, com emoção, que trabalhar com pessoas da zona rural é uma experiência muito bonita, pois são pessoas agradecidas e te recebem como se fosse da família. Sobre o sistema de saúde brasileiro, comparados a outros países que ela visitou, Yenisel conta que aqui pôde colaborar com a assistência básica, que é a prevenção. “Aqui as pessoas estavam acostumadas só a curar doentes, não a tentar evitar a doença”, disse ela, ao revelar tamanha experiência. Com sorriso no rosto e a vontade de voltar, ela está feliz: “O que levo do Brasil é o amor, o amor brasileiro”, concluiu.

Mais Médicos
O Programa Mais Médico é um programa do Governo Federal, com apoio de estados e municípios, para a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Além de levar mais médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais, prevê, ainda, mais investimentos para construção, reforma e ampliação de Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de novas vagas de graduação, e residência médica para qualificar a formação desses profissionais.

Assim, o programa busca resolver a questão emergencial do atendimento básico ao cidadão, mas também cria condições para continuar a garantir um atendimento qualificado no futuro para aqueles que acessam cotidianamente o SUS. Além de estender o acesso, o programa provoca melhorias na qualidade e humaniza o atendimento, com médicos que criam vínculos com seus pacientes e com a comunidade.

O Mais Médicos se somou a um conjunto de ações e iniciativas do governo para o fortalecimento da Atenção Básica do país. A Atenção Básica é a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS), que está presente em todos os municípios e próxima de todas as comunidades. É neste atendimento que 80% dos problemas de saúde são resolvidos.