O projeto Manhã da Literatura Paraibana de 2024 chega a Campina Grande no próximo sábado e trará lançamentos de diversas novas obras de autores da região. O evento acontecerá no Museu de Arte Popular da Paraíba, conhecido também como Museu dos Três Pandeiros, às 9h30.
A proposta é uma iniciativa criada pela Empresa Paraibana de Comunicação (EPC) no ano de 2022, em parceira com a União Brasileira de Escritores (UBE-PB) e com a Academia de Letras de Campina Grande (ALCG). O objetivo é a produção e divulgação de obras de autores locais. Naná Garcez, diretora presidente da EPC, convida a todos os campinenses para prestigiar e celebrar a literatura da cidade. “O evento é gratuito e aberto a todos, ficaremos muito felizes em receber todos que gostam de literatura, de ler e de cultura numa manhã que será toda voltada para esse objetivo. Traremos esse encontro para Campina para interagirmos com as pessoas que fazem literatura aqui e descentralizar a produção para outras cidades do Estado”, explicou.
Essa é a segunda vez que o evento chega a Campina e, para Thélio Farias, presidente da Academia de Letras da cidade, a oportunidade é de suma importância para demonstrar apoio aos escritores. “Isso mostra a colaboração do Estado com os artistas de Campina. Teremos autores como Valéria Vanda Xavier e Tarcísio Bruno Andrade no evento, tendo um espaço para divulgar suas obras. Serão lançados cerca de 10 trabalhos na manhã de sábado”, informou Thélio.
A UBE também colabora com a Manhã da Literatura Paraibana e levará para lançamento na ocasião dez obras diversificadas de contos, poesias, crônicas e romances. “Estarão presentes três autores de Campina e nosso objetivo é a produção e divulgação das criações desses escritores. Essa divulgação será feita em várias cidades do Brasil, mas Campina Grande precisava ser a primeira pela satisfação de estar entre os nossos”, contou Luís Augusto Paiva, presidente da União Brasileira de Escritores, seção da Paraíba.
Inclusive, o presidente lançará seu próprio livro no evento, o romance intitulado “Memórias indecentes”. Além desse título, a Editora A União apresentará duas novas obras: “Paraíba na Literatura 5” e “Memórias A União”. O primeiro dá continuidade à proposta iniciada em 2020 que reúne vinte perfis de escritores da Paraíba escritos por historiadores, professores e artistas também paraibanos. Já o “Memórias A União” trata-se do primeiro volume de uma coletânea com 50 entrevistas publicadas no Jornal e que mostram o processo jornalístico e as pessoas que fizeram e fazem notícia ao longo dos 130 anos do veículo. Juntamente com cada entrevista, o leitor terá acesso a um QR Code que poderá ler e ser direcionado para o vídeo do depoimento.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 16 de maio de 2024.