concertos gratuitos

Projeto leva música erudita a igrejas

publicado: 05/04/2024 09h15, última modificação: 11/04/2024 09h02
Cabedelo, Lucena e Santa Rita vão receber apresentações de quintetos de música clássica em abril e maio
Igrejas-históricas-(6).jpg

Concertos serão abertos a todos os públicos, sem limitação no número de visitantes | Fotos: Killdare Araújo/Divulgação

por Priscila Perez*

Sob o cenário das igrejas históricas de Cabedelo, Lucena e Santa Rita, o paraibano vai embarcar, a partir do dia 12 de abril, em uma viagem sensorial pelo patrimônio histórico do estado, embalada por música erudita e muita arte. Entre arranjos musicais e paredes centenárias, o projeto Templos de Fé e Música, aprovado recentemente no edital da Lei Paulo Gustavo, convida o público a conhecer esses ícones arquitetônicos por meio de apresentações musicais que prometem aguçar a autoestima paraibana, até o mês maio deste ano. Com as performances dos quintetos da Paraíba e Uirapuru, as igrejas da Fortaleza de Santa Catarina e Nossa Senhora da Guia serão transformadas em verdadeiros palcos de celebração cultural com programação gratuita e aberta a todos os públicos.

Cabedelo e Lucena são as primeiras cidades a receber o projeto Templos de Fé e Música, nos dias 12 e 26 de abril

Por trás dessa iniciativa está a produtora cultural Ana Gondim, que traz na bagagem sua experiência como secretária de Cultura e Turismo de Bananeiras, cargo que ocupou de 2005 a 2012. Segundo ela, o projeto tem como objetivo resgatar e valorizar a herança arquitetônica paraibana, ao mesmo tempo em que democratiza o acesso à música instrumental, sobretudo no interior do estado. A inspiração para levar arte, cultura e educação a espaços cujas histórias são pouco conhecidas pelo público vem da vivência de Ana Gondim no Brejo paraibano.

“Percebi, à época, que Bananeiras tinha um patrimônio histórico e cultural riquíssimo, mas que não era valorizado, e que a própria população não tinha acesso à música erudita. Então, resolvi promover esse acesso, levando música às igrejas.”

"Paraíba conta com heranças arquitetônicas que remontam aos primeiros séculos da colonização do Brasil"
- Ana Gondim

Agora, ela se lança novamente nessa jornada com um propósito claro: valorizar o legado cultural da Paraíba e toda a sua riqueza artística. Nessa empreitada, conta com o apoio de renomados parceiros, como o talentoso artista plástico Flávio Tavares, responsável pela identidade visual do projeto. Ao lado dela também está a escritora Maria Valéria Rezende, cuja sensibilidade e talento se destacam no texto e na narração dos três vídeos que compõem essa iniciativa. O conteúdo audiovisual, aliás, será disponibilizado no canal do projeto no YouTube em breve.

“Poucas regiões do Brasil contam com heranças arquitetônicas de sua história que remontam aos primeiros séculos da colonização. A Paraíba é uma delas”, complementa a escritora. A produção executiva é conduzida pela sua amiga de longa data, Valeska Asfora, enquanto a produção técnica fica sob os cuidados de Killdare Araújo.

Bate-papo com arquiteto precede os espetáculos musicais

Quem for conferir os espetáculos poderá aprender sobre a história de cada templo religioso

Além da boa música garantida pelos quintetos, cada apresentação será precedida por uma roda de conversa com o arquiteto e urbanista Raglan Gondim. O bate-papo abordará a história, o simbolismo e as peculiaridades do monumento visitado. Também farão parte dessa jornada musical professores e alunos das redes municipal e estadual de ensino, uma participação que aos olhos de Ana Gondim é fundamental para o futuro da própria cultura paraibana.

“Todos estão convidados, é claro. Mas estamos fazendo um trabalho muito forte junto às prefeituras para que levem seus professores aos concertos. Afinal, são eles os responsáveis pelo nosso futuro, os verdadeiros multiplicadores de conhecimento”, ressalta a produtora cultural.

Nesta nova fase do Templos de Fé e Música, serão promovidos três concertos ao todo, sendo dois deles neste mês, nos dias 12 e 26 de abril, e o terceiro em maio, com data e local a serem confirmados. A estreia do projeto será na igreja da Fortaleza de Santa Catarina, em Cabedelo, com bate-papo às 16h, seguido pela apresentação do Quinteto da Paraíba às 18h. Já na Igreja Nossa Senhora da Guia, em Lucena, o evento de 26 de abril terá dois momentos marcantes: roda de conversa às 15h e apresentação do Quinteto Uirapuru às 17h.

De acordo com a produtora cultural Ana Gondim, a programação é totalmente aberta ao público e mesmo em igrejas menores, como é o caso de Cabedelo, não haverá limitação no número de visitantes, uma vez que serão disponibilizados telões e assentos no entorno para garantir a acessibilidade de todos os presentes.

“Quem comparecer vai assistir ao espetáculo sentado confortavelmente numa área linda que é a Fortaleza de Santa Catarina”, explica a idealizadora da iniciativa, reforçando o convite. “A arte da Paraíba é fantástica. Venha desfrutar”.

Se você já está ansioso para conferir a primeira rodada de concertos, prepare-se, porque o projeto Templos de Fé e Música terá uma segunda etapa em breve, com mais 12 encontros musicais em igrejas e capelas icônicas no interior da Paraíba.

Igreja da Fortaleza de Santa Catarina, em Cabedelo, é um dos palcos da iniciativa cultural | Fotos: Killdare Araújo/Divulgação

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 05 de abril de 2024.