A comunidade Recomeçar, localizada no Bairro Varadouro, em João Pessoa, deixou para trás um histórico de abandono para se tornar referência em prevenção criminal, comunicação e cooperação em comunidade.
Essa transformação, liderada pelo projeto ComVida, da Polícia Militar da Paraíba, atravessará fronteiras e será apresentada na Annual Conference of the International Communication Association (ICA), em junho do próximo ano, nos Estados Unidos. O evento reunirá cerca de três mil participantes, entre acadêmicos e profissionais. Em 2025, a conferência destacará projetos inovadores que integram segurança pública e mobilização comunitária.
Com apoio da Loteria da Paraíba (Lotep) e do Serviço Pastoral de Migrantes do Nordeste, o projeto paraibano foi reconhecido pela sua capacidade de transformar a realidade de locais vulneráveis. Desenvolvido pela Coordenadoria de Integração Comunitária e Direitos Humanos e o 1o Batalhão da Polícia Militar, o ComVida utiliza o design ambiental como ferramenta para revitalizar espaços urbanos e fortalecer laços comunitários.
Segundo a capitã Dayana Cruz, o design ambiental envolve princípios como visibilidade e controle de acesso, promovendo segurança e integração nos territórios. A aplicação dessas técnicas muda a forma como as pessoas se relacionam com o espaço e entre si. Conforme a militar, a ideia de inscrever o projeto na conferência internacional foi do Coronel Sena, da Polícia Militar de Brasília, que ministrou um curso sobre design ambiental em João Pessoa.
Atividades
Limpeza urbana, plantio de árvores, ações educativas com crianças: tudo isso tem transformado o entorno e as relações das pessoas com o espaço no bairro do Varadouro, na região central de João Pessoa. O projeto consiste na escolha de um território para a aplicação de técnicas que atendam às demandas sociais para redução de índices criminais.
Desde 2023, o ComVida atua na comunidade Recomeçar, oferecendo aulas de violão, xadrez e caratê e promovendo atividades e revitalização de espaços públicos. Em agosto de 2024, a Rua Duarte Lima recebeu melhorias, com restauração de algumas fachadas e instalação de painéis artísticos.
“Nós passamos o mês de novembro com uma oficina de artigos natalinos, que gerou uma exposição de Natal, montada no térreo do 1o Batalhão da PM”, acrescenta a capitã Dayana Cruz.
Impactos positivos
De acordo com a oficial, essas ações não apenas ressignificaram os espaços, mas também devolveram a sensação de pertencimento à comunidade. Portanto, têm impactado profundamente a vida dos moradores do Varadouro.
“Nós, da PM, estamos aprendendo a abrir as portas das nossas unidades. Transformamos uma área antes marginalizada em um local de convivência saudável, com atividades que atraem crianças e famílias. A aproximação da polícia com a comunidade tem criado um ambiente de confiança e segurança. As pessoas se sentem motivadas a ocupar os espaços públicos, para participar de atividades ou simplesmente para estar nas ruas”, destaca Dayana Cruz.
A experiência bem-sucedida do ComVida no Varadouro já desperta interesse para expansão do projeto. “Estamos começando em outros bairros, como Colinas do Sul, e nosso objetivo é levar essas técnicas para outras cidades da Região Metropolitana de João Pessoa em 2025”, revelou a capitã.
Com ações de continuidade e articulação entre diversos órgãos, o projeto busca consolidar um modelo de segurança preventiva que se adapta às realidades locais.
Iniciativa utiliza o design ambiental como ferramenta de revitalização de espaços urbanos, em João Pessoa
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 19 de dezembro de 2024.