nova emissora da EPC

Rádio Parahyba FM 103.9 está no ar

publicado: 19/12/2023 09h33, última modificação: 19/12/2023 09h33
Proposta é oferecer uma programação informativa e musical conectada com as tendências culturais do século 21
A 103.1 funciona na sede da Tabajara - Foto: Walter Rafael
Diretora-presidente da EPC, Naná Garcez - Foto: Edson Matos
Gerente da Rádio Parahyba, André Cananéa - Foto: Divulgação
fachada-da-radio-tabajara-foto-walter-rafael-17.JPG
rádio_paahyba_fm-naná_garcez-foto-edson_matos  (22).jpg
1f52d148-a7d5-41e5-a42b-23737eb510bf  Foto Divulgação.jpg

por André Resende*

A história da radiodifusão do estado ganhou um novo capítulo ontem com o lançamento da Rádio Parahyba FM, mais nova integrante do conglomerado da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC). A nova rádio está operando na frequência 103.9 FM e vai funcionar no complexo onde já funciona a Rádio Tabajara. A proposta da nova rádio é trazer uma programação musical e informativa conectada com as principais tendências culturais do século 21.

A diretora-presidente da EPC, Naná Garcez, explicou que o lançamento da Parahyba FM fez parte de um planejamento que havia sido iniciado em 2019, mas que precisou ser feito por etapas por conta da pandemia, que acabou dificultando o processo. Ela comenta que a nova rádio era a antiga Tabajara AM, que por uma determinação do Governo Federal, em 2014, passou por um processo de migração para operar apenas na frequência FM.

“Na época imaginávamos que seria uma coisa muito rápida, mas durante a pandemia tudo se atrapalhou. Então nós começamos os investimentos ainda em 2020. Finalmente, em 2022, conseguimos construir a torre, com todos requisitos de segurança, aqui no espaço onde também já funcionava a Tabajara, e neste ano, após anúncio do próprio governador, entramos finalmente no ar com uma programação que vai ser implementada por completo ao longo dos próximos dias”, detalhou a diretora-presidente da EPC.

O gerente executivo de Programação e Conteúdos da Parahyba FM, André Cananéa, comenta que com a chegada do desafio de migrar a programação da antiga Tabajara AM, a equipe chamou a responsabilidade, capitaneados também por Rui Leitão, diretor de rádio e TV, e decidiu criar uma plataforma que pudesse complementar o conteúdo que já estava consolidado na Tabajara FM.

“Essa grade de programação musical do século XXI, que são as músicas feitas de 2001 pra cá. Independente do artista ou não, a gente quer saber o que é que eles têm feito, o que é que eles têm tocado. A primeira música a ser tocada pela Parahyba FM na história foi justamente Angry, música nova dos Rolling Stones, que é uma banda que surgiu nos meados do século 20, a banda de rock mais antiga em atividade, mas que acabou de lançar agora em 2023. Achei que isso era muito emblemático. Também pensei em colocar Now and Then dos Beatles, que tem essa mesma carga. A gente está mostrando coisa nova de uma banda antiga, e isso é muito a cara da Parahyba FM”, comentou Cananéa.

Essa missão em trazer o novo, que sempre vem, também alcança os novos artistas paraibanos e nacionais. Além da programação musical, a Parahyba FM também contará com um conteúdo informativo, seja jornalístico ou a partir de debates e conversas no estilo podcast com artistas. A nova rádio também vai ter uma faixa de jornalismo nacional, produzida pela Empresa Brasileira de Comunicação (EBC).

“Teremos drops de notícia nos dois programas âncoras que teremos na programação, que vão entrar no ar em janeiro: Café com Som e o Parahybeats. Também teremos programas voltados à arte e cultura, como o Ouça Um Filme para Cinema, Respeitável Público para Teatro. A história do disco para a música, a gente tem um livro, uma conversa a respeito de literatura e a gente tem pincel e lápis sobre artes visuais, então cada programa desse é um bate-papo, é uma entrevista sobre uma obra ou uma peça, no caso do teatro”, acrescentou André Cananéa.

De acordo com a diretora-presidente da EPC, Naná Garcez, a programação da Parahyba FM também passou pelo critério de audiência, uma vez que a equipe que trabalhou no planejamento do lançamento do novo produto analisou as últimas pesquisas feitas na audiência paraibana de rádio, pesando no planejamento o perfil, horários e o conteúdo que mais se adequaria dentro da proposta.

“Estamos tratando muito como público jovem, mas na verdade nossa programação vai atingir um público com uma faixa etária de 15 a 50 anos. Estamos tendo muito cuidado para colocar tudo que tem preparado, muito material que já foi gravado, aos poucos para os nossos novos ouvintes. Primeiro para que a gente consiga despertar a curiosidade, e posteriormente para irmos avaliando como o nosso público assimila o conteúdo”, explicou Naná Garcez.

Em breve um site da nova rádio integrante do conglomerado da EPC vai ser lançado para dar oportunidade dos demais ouvintes também consumirem a Parahyba FM também pela internet. A diretora-presidente da Empresa Paraibana de Comunicação ressalta que o trabalho de integração com as plataformas digitais já acontecem, a exemplo do que já é feito com a Tabajara em suas transmissões ao vivo, desta forma, o mesmo deve acontecer com a irmã caçula da “Taba” e seus 86 anos de existência.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 19 de dezembro de 2023.