Dani Fechine - Especial para A União
Enquanto para alguns a folia de rua e as bandas de axé e frevo animando a multidão são a melhor alternativa para aproveitar o Carnaval, para outros o retiro espiritual é a oportunidade de atingir uma plena felicidade. Na capital, os retiros acontecem anualmente em períodos festivos e no Carnaval recebem grande quantidade de jovens, adultos e crianças, buscando a adoração. O retiro da comunidade Doce Mãe de Deus, por exemplo, localizada no bairro do Geisel, é aberto ao público e acontece diariamente no período do feriado. Com área de lazer e louvor, os cristãos encontram o momento certo de dividir o dia.
Os momentos de fé acontecem entre orações, louvores, palestras, missas, aconselhamentos e atividades também de lazer, como gincanas. Ronele Freire participa de retiros de Carnaval há 11 anos e já consegue fazer uma diferença clara no que acontece dentro e fora da comunidade. “A diferença é que quando eu estou no retiro de carnaval me sinto mais preenchido, me sinto pleno. O Carnaval aproveitado de outras formas é como se fosse um tempo descartável”, explica.
De acordo com Marineuza Nobre, uma das ajudantes do retiro da Doce Mãe de Deus, o objetivo é reunir aqueles que não querem foliar e aproveitar a oportunidade de rezar com o povo de Deus. Há mais de 25 anos a comunidade do Geisel celebra o Carnaval com fé e oração. “Dai de graça o que de graça recebeis”, diz Marineuza. “Eu entendo que em Deus nós encontramos a verdadeira alegria. Carnaval é tempo de alegria e acredito que só em Deus temos essa plena felicidade”, completa Ronele Freire.
Quitéria Rocha também é uma das participantes. Resolveu aproveitar a segunda-feira de Carnaval de uma forma diferente, como já faz há alguns anos. “Eu sempre venho, prefiro ficar no meio de Deus do que na folia”, disse. “É tão bom, às vezes você está triste, precisa de um carinho e encontra isso em Deus. Já passei muitos anos de Carnaval fora do retiro e lá fora a felicidade é momentânea. Aqui eu encontro a felicidade plena”, disse.