Salvando vidas

publicado: 17/05/2023 15h55, última modificação: 17/05/2023 15h55
aleitamento assessoria 2.jpg

Mães se alegram em doar seu leite e alimentar outros bebês - Foto: Assessoria

A Prefeitura de João Pessoa, por meio do Instituto Cândida Vargas (ICV), está realizando a Semana de Incentivo ao Aleitamento Humano. Durante todo o dia de ontem aconteceram palestras, stand com tira dúvidas, homenagem às mães doadoras e rota domiciliar. As atividades continuam hoje na unidade hospitalar.

Segundo a coordenadora do banco de leite, Malu Tavares, a maternidade precisa coletar pelo menos 150 litros de leite por mês para manter o estoque abastecido. “Nos últimos meses, a doação foi reduzida para 80 litros. As mães que desejarem doar precisam estar saudáveis e ter excesso de leite. Nós enviamos uma equipe ao domicílio da mãe, oferecemos as orientações, entregamos todos os materiais necessários para coleta e comparecemos semanalmente para recolher o leite. Não é necessário sair de casa, basta entrar em contato pelo Whatsapp”, contou.

Logo depois do nascimento da filha, Maria Clara embarcou na jornada de doação. “Pouco tempo depois que a minha filha nasceu, liguei no banco de leite do mesmo hospital em que tive bebê. O banco de leite mandou uma técnica de enfermagem na minha casa, coletou meu sangue, para saber se eu estava apta, me explicou sobre as normas de higiene para se extrair e armazenar o leite. Mesmo enfrentando dificuldades no início, com disciplina e muita vontade cheguei a doar mais de um litro por semana”, revelou.

Maria Clara teve a oportunidade de conhecer a mãe de um dos bebês beneficiados. “A experiência me tocou muito. Eu me sentia grata, feliz e orgulhosa daquele tanto de leite que conseguia doar. Eu doava porque me sentia bem, não havia pensado, de fato, qual o real valor para quem recebe. É muito especial saber que foi o amor de outra mãe que amparou aquele pequeno recém-nascido, o amor da sua vida”, disse a doadora.

Durante o dia dessa terça-feira, dentro da rota domiciliar, as mulheres receberam certificados de doadoras para enaltecer esse gesto de generosidade. “A doação de leite materno é fundamental para ampliar as chances de recuperação de bebês prematuros e de baixo peso que estão internados em UTI neonatal, além de proporcionar um desenvolvimento mais saudável por toda vida”, disse o diretor-geral do ICV, Quintino Régis.

Diferente dos demais tipos de leites que normalmente são comercializados, o leite materno contém todas as proteínas, gorduras, vitaminas, açúcares e água que uma criança precisa para se desenvolver, além dos anticorpos e glóbulos brancos que previnem as infecções e as doenças. É através dele que o corpo se desenvolve e é fortalecido, para que as mais variadas doenças sejam prevenidas. É um alimento crucial, pelo menos nos primeiros meses de vida, reduzindo assim o índice de mortalidade infantil.

Doação

Na Semana Mundial da Amamentação, que acontece de 1 a 7 de agosto, o ICV incentiva a doação de leite. O banco de leite Zilda Arns realiza as atividades de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Para doar, a mãe deve estar saudável, sem nenhum processo gripal, doença infectocontagiosa, nem ter tomado medicamento de uso contínuo, como psicotrópico.

A mulher que amamenta e tem leite excedente deve ligar ou falar pelo WhatsApp (83) 99647-7511e fazer o cadastro e/ou agendamento. Logo após, será feita uma análise do cadastro para saber se ela está apta a ser doadora. A central agenda um dia para a rota domiciliar ir até a casa da mãe e deixar o kit de coleta de leite materno.

Para coletar o leite, é preciso lavar as mãos com água e sabão, usar touca e máscara, então, coleta o leite em um frasco esterilizado. Após a coleta, a doadora vai agendar o dia para a central pegar esse leite. Recebendo a doação do kit, Flaviana Pereira, de 32 anos, que está na terceira gestação, destacou o olhar humanizado da gestão municipal. “Estou feliz, pois tive um parto bom, sendo um parto normal, com o apoio de toda a equipe. Estou contente de receber esse kit que vem para nos ajudar”, contou.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 17 de maio de 2023.