Notícias

campina grande

Semana Municipal da Capoeira tem oitava edição a partir de segunda-feira

publicado: 03/11/2025 08h27, última modificação: 03/11/2025 08h27
Divulgação Codecom-CG.jpg

Centro da cidade será tomado por rodas de capoeira | Foto: Divulgação/Codecom-CG

A partir de segunda-feira (3), a VIII Semana Municipal da Capoeira será realizada em Campina Grande. Promovido pela Secretaria de Educação, em parceria com a União dos Capoeiras do Planalto da Borborema (UCPB), o evento busca celebrar a cultura afro-brasileira em todas as unidades de ensino da Rede Municipal.

A Semana começará na Praça da Bandeira, com todos os professores do Projeto “Capoeira nas Escolas”. Ainda haverá rodas de capoeira, maculelê e samba de roda em todas as unidades escolares do município.

Buscando também discutir a luta antirracista no Brasil, por meio da disseminação da educação afro-brasileira, ocorrerá o 15o Seminário de Capoeira, com o tema “Capoeira — Educação e Cultura Afrobrasileira”. O encerramento acontecerá no sábado, com rodas de capoeira simultâneas no Centro da cidade.

Rosenberg Alves, mais conhecido como Mestre Pequeno, coordenador do projeto Capoeira nas Escolas e realizador do evento, destaca a importância da celebração que permeia a Semana Municipal da Capoeira. “Em 2014, nós estabelecemos o recorde de maior roda de capoeira do Brasil, que pertence até hoje a Campina Grande. No ano passado, batemos o recorde de maior projeto de capoeira nas escolas do país, com 14 mil crianças atendidas, em 109 unidades municipais”, conta.

Ele também explicou alguns dos diferenciais da programação. “Na sexta-feira [7], nós vamos fazer o 15o Seminário de Capoeira, e, pela primeira vez, está vindo uma mestra de capoeira, Mestra Janja, de Salvador, para fazer uma palestra. [O evento] é de grande importância, pela valorização da capoeira e pelo trabalho desenvolvido na Rede Municipal, com a educação para relações étnico-raciais e para a luta antirracista. E a capoeira é a melhor ferramenta para a implantação da Lei no 10.639 [que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro--brasileira nas escolas]”, defende.

Programação:

3/11

Roda de abertura com os Professores do Projeto Capoeira nas Escolas

  • Horário: 8h30
  • Local: Praça da Bandeira

4, 5 e 6/11

Rodas de capoeira, maculelê e samba de roda

  • Horário: Durante os turnos escolares
  • Local: Em todas as unidades de ensino municipais

7/11

15º Seminário: Capoeira — Educação e Cultura Afrobrasileira

  • Horário: 19h
  • Local: Anexo Seduc

8/11

Circuito de rodas da UCPB

  • Horário: 9h
  • Local: Praças e ruas do Centro da cidade

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 1º de novembro de 2025.