Sinal analógico da tevê será desligado dia 30 de maio

publicado: 24/02/2018 20h05, última modificação: 24/02/2018 20h12
8.jpg

Antônio Carlos, ressaltou que a migração do sinal analógico de TV para o sinal digital representa um grande avanço tecnológico - Foto: Marcos Russo

tags: sinal analógico , tv , tv analógica , antena , fim

Marcos Lima

O paraibano já está em contagem regressiva para a conversão do sinal analógico de sua televisão para o sinal digital. No início da semana, o governo do estado e prefeitos de 13 cidades da Região Metropolitana de João Pessoa, em evento ocorrido no Hotel Verde Green, na Praia de Tambaú, na capital, assinaram o Termo de Cooperação com a Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos responsável pelo processo de digitalização da tevê no Brasil. O sinal analógico de tevê será desligado em 30 de maio de 2018 nessas cidades.

Neste primeiro momento, as cidades onde haverá o desligamento do sinal analógico na Paraíba serão João Pessoa, Alhandra, Bayeux, Cabedelo, Conde, Cruz do Espírito Santo, Lucena, Marcação, Mari, Riachão do Poço, Santa Rita, Sobrado e Sapé. “A migração do sinal analógico de tevê para o sinal digital representa um grande avanço tecnológico e coloca o Brasil no mesmo patamar de países como Estados Unidos e Reino Unido”, disse Antônio Carlos Martelleto, presidente da Seja Digital.

Aos prefeitos, Antonio Carlos Martelleto garantiu que o sinal analógico ao ser desligado vai liberar a faixa de radiofrequência dos 700 MHz e permitir que as operadoras de telefonia móvel possam ativar a tecnologia 4G, que é mais veloz, tem melhor qualidade, maior cobertura, inclusive em ambientes fechados. As famílias de menor renda residentes em João Pessoa e demais 12 municípios que terão a partir do dia 30 de maio o desligamento do sinal analógico, terão direito a kits gratuitos com antena digital conversor e controle remoto. Serão distribuídos pela Seja Digital 175 mil kits. De acordo com a Seja Digital, para ter direito, a população deve acessar o site sejadigital.com.br/kit ou ligar gratuitamente para o número 147 com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos e fazer o agendamento.

“Os kits são entregues em local, dia e horários que as famílias escolhem quando fazem o agendamento pelo site ou pelo telefone”, alegou Aline Fernandes, gerente regional do Seja Digital em João Pessoa. “Estamos trabalhando para que a informação sobre o desligamento do sinal analógico chegue a toda a população e todos possam se preparar com antecedência, pois o sinal digital já está disponível”, acrescentou.

Fim de uma era

O sinal analógico de televisão existe há mais de 70 anos, conforme os diretores da Seja Digital. Sessenta e oito países já aderiram à mudança. Outros 55 países estão fazendo a transição. O processo de desligamento no Brasil teve início em 2014. No ano passado, o serviço da conversão foi feita em 295 cidades. Até o final do ano, a meta é que 1.300 municípios já estejam com o sinal digital de televisão. Na programação deste semestre do desligamento está, no próximo dia 28, toda a Florianópolis (SC). No dia 14 de março será a vez de Porto Alegre e, 30 de maio, João Pessoa e mais 12 municípios.

Marcelo Monteiro (PSB), prefeito de Lucena, disse que se trata de um avanço tecnológico e quem sai ganhando com tudo isso é a população. “Temos que acompanhar a tecnologia”, afirmou o prefeito, informando que, gratuitamente para pessoas de baixa renda, a prefeitura nos próximos dias fará a distribuição de 3.250 conversores. “Vamos beneficiar a população, principalmente aqueles beneficiados com o Programa Bolsa Família”, garantiu. Márcia Lucena (PSB), prefeita do Conde, também ficou otimista com a mudança, o mesmo ocorrendo com Luiz Antônio (PSDB), prefeito de Bayeux; Pedro Gomes (PSD), o Pedrito (Cruz do Espírito Santo); George Coelho (PSB), prefeito de Sobrado, dentre outros.