Notícias

de hoje até domingo

Sindicato promove festival Bancarte

publicado: 23/11/2023 08h43, última modificação: 23/11/2023 08h47
Oitava edição do evento, que acontecerá na sede da entidade, contará com shows, espetáculo de teatro e oficinas
thumbnail.jpg

Waldonys fará apresentação amanhã - Foto: Divulgação

por Guilherme Cabral*

O Sindicato dos Bancários da Paraíba retoma o festival Bancarte, que é uma mostra de cultura e arte. “Forró: nossa história, nossa gente!” é o tema dessa oitava edição do evento, cuja abertura oficial ocorre hoje, às 19h, seguida de show da cantora e compositora pernambucana Fabiana Souto, a partir das 20h30, no Auditório Israel Guedes, na sede da entidade, localizada na cidade de João Pessoa. A programação, que também inclui outras atrações, a exemplo de espetáculo de teatro e oficinas, vai se prolongar até o próximo domingo. À exceção da apresentação, amanhã, do cantor e sanfoneiro cearense Waldonys, cujos ingressos custam R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia), o acesso do público às atividades é gratuito, mas tudo deve ser feito por meio da plataforma Sympla (www.sympla.com.br).

Nossa expectativa é ratificar a importância que o Bancarte sempre teve ao longo do tempo - Paulo Henrique

“Estamos de volta com à nossa mostra de cultura e artes, após 12 anos de expectativas e muito esforço para voltarmos a oferecer o que temos de melhor na nossa cultura de raiz para bancárias, bancários, familiares e a sociedade. Uma categoria profissional consciente e aguerrida, que sempre está conosco na luta pela manutenção dos direitos e em busca de novas conquistas, também merece ter de volta o seu maior evento cultural. Afinal, somos um sindicato forte, também, no apoio às manifestações culturais”, disse o presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba, Lindonjhonson Almeida.

Já o diretor de Imprensa do Sindicato, Paulo Henrique, justificou a razão da escolha do tema da edição 2023 do evento. “Para marcar essa retomada, definimos algo que tivesse a ver com algo que representasse a cultura maior não apenas do paraibano, como também do nordestino, que é o forró, em cujo guarda-chuva estão os ritmos como o xote, xaxado e o baião”, disse ele. O sindicalista também comentou que o Bancarte só está retornando agora porque, ao longo dos últimos 12 anos, as mudanças na conjuntura econômica nacional contribuíram para evitar a realização da mostra.

thumbnail 1.jpg
Sandra Belê ministrará oficina de canto no sábado - Foto: Fabi Veloso

“A partir de agora, a nossa expectativa, com essa retomada, é ratificar a importância que o Bancarte sempre teve, ao longo do tempo, que é o de ser um espaço concebido para, como mostra cultural, abranger diversas manifestações, a exemplo da poesia, artesanato, música, dança, cinema e teatro, além de debates para troca de informações e experiências do universo da cultura e espaço para expôr as referências e tendências culturais da nossa terra”, comentou Paulo Henrique, tendo lembrado que a última edição do Bancarte aconteceu em 2011. Na ocasião, o tema escolhido foi “Cultura popular” e o homenageado o escritor e dramaturgo paraibano Ariano Suassuna (1927-2014).

A programação do Bancarte vai oferecer, ao público, diversas atrações. Amanhã, por exemplo, o Coletivo Porta Adentro apresentará, a partir das 20h, o espetáculo A Ver Só; em seguida, às 21h, a escritora Valeska Asfora fará sessão de autógrafos da obra Anayde Beiriz: A Última Confidência; depois, às 22h, show de Felipe Warley e na sequência, à meia-noite, show de Waldonys. No sábado (25), às 14h, haverá oficina de dança com Yone Sánchez e Daniel Barros, além de oficina de canto com Sandra Belê; às 19h, Festival de Música dos Bancários e, às 22h show de Geraldinho Lins. Por fim, no domingo, (26), a partir das 12h, haverá o show de Roger Farias.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 23 de novembro de 2023.