Notícias

rádio mais antiga da paraíba

Tabajara celebra 87 anos de fundação

publicado: 25/01/2024 09h09, última modificação: 25/01/2024 09h09
Emissora, inaugurada no dia 25 de janeiro de 1937, preparou uma programação especial sobre sua história
Fachada da Rádio Tabajara_F. Evandro Pereira (2).jpg

As instalações da Rádio Tabajara, na Avenida Dom Pedro II, também contam, desde abril de 2023, com o Museu do Rádio Paraibano - Foto: Evandro Pereira

por Fernanda Dantas* (Especial para A União)

“Inauguração da Rádio Difusora - Acompanhado dos seus secretários e demais amigos que o foram cumprimentar, o Governador Argemiro de Figueiredo Dirigiu-se à Fazenda São Raphael para inaugurar a Rádio Difusora do Estado - PRI - 4, cujos trabalhos de instalação vêm de ultimar-se”. É o trecho que marca, na edição de 25 de janeiro de 1937 do Jornal A União, a inauguração da Rádio Tabajara FM, como é chamada hoje em dia.

Para celebrar seu 87º aniversário, a rádio mais antiga do estado da Paraíba preparou uma programação especial dedicada a celebrar a memória da emissora, apresentando depoimentos de autoridades e protagonistas de sua história, além de vinhetas que identificavam a emissora ao longo do tempo e dos programas que fizeram sucesso em suas quase nove décadas de existência, além de uma exposição na sede localizada na avenida Dom Pedro II.

Quando a internet não era tão fácil, no período eleitoral, terminavam as eleições e as pessoas acompanhavam a apuração através da Tabajara, que acontece até hoje - Naná Garcez

De acordo com o diretor de Rádio e TV da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), Rui Leitão, o acervo conta com fotografias e publicações que relatam os principais marcos e acontecimentos da Tabajara. Também foi instalada no hall da rádio uma mesa de som da década de 80, que poderá demonstrar como funcionava a emissora há 40 anos.

Ele destacou a importância histórica da rádio: “A sua condição de pioneira na radiodifusão paraibana, por si só, já representa o quanto ela foi importante como veículo de comunicação em nosso estado, levando informação e entretenimento para a população e assim contribuindo diretamente para a promoção da cultura paraibana e praticando um jornalismo com nível de excelência profissional”. No esporte destacou-se nacionalmente, sendo a emissora que o Brasil conheceu nas transmissões dos eventos esportivos nacionais e regionais. Por ela passaram os grandes nomes da radiofonia paraibana.

Não faltam motivos pelos quais a rádio se consagrou patrimônio cultural paraibano. O seu pioneirismo se destaca na cobertura jornalística, na organização de eventos, na política e na valorização da cultura paraibana. A diretora presidente da EPC, Naná Garcez, pontuou características que dão tal prestígio à emissora: “Anteriormente, quando a internet não era tão fácil, no período eleitoral, terminavam as eleições e as pessoas acompanhavam a apuração através da Rádio Tabajara, que acontece até hoje”, contou.

Ela complementou: “Além disso, ouvindo a Rádio Tabajara, você pode ouvir uma programação sobre cinema, discussão sobre livros e muito mais. Você tem, por exemplo, a notícia correta, apurada e checada a partir das seis horas da manhã com o Jornal Estadual que tem 50 anos no ar”

Museu do Rádio

As instalações da Rádio Tabajara também contam, desde abril do ano passado, com o Museu do Rádio Paraibano, que busca, por meio de seu acervo, preservar a memória do rádio na Paraíba e de seus agentes ao decorrer dos anos.

Para Rui Leitão, “o propósito é promover um resgate histórico das emissoras de rádio da Paraíba, a partir da proteção e exposição do acervo documental e de equipamentos da rádio “mater” do nosso estado, a Tabajara AM. É um espaço cultural disponível à visitação presencial, bem como para a realização de pesquisas por escolas de Educação Básica, Ensino Médio e universidades”.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 25 de janeiro de 2024.